A vitória de domingo passado sobre a seleção da Áustria, por 3 a 0, deixou o técnico Tite “orgulhoso” com a equipe. Foi assim que ele disse ter se sentido ao final da partida, com quase 90% de aproveitamento de sua campanha – a melhor do Brasil desde 1970. A vitória sobre os austríacos foi a 17ª da era Tite.
O ex-treinador do Corinthians assumiu o cargo em 2016 após o trabalho desastroso na Copa realizada no Brasil, em 2014, com Felipão, e com Dunga, no início das eliminatórias e na Copa América. Nestes quase dois anos, o time empatou três vezes e perdeu apenas uma. E foi em um amistoso contra a Argentina, por 1 a 0, em junho de 2017, na Austrália.
Nesses 21 jogos, a defesa só levou cinco gols. O Brasil venceu todos os seus amistosos no ano, ao lado do Uruguai, com a diferença que a seleção do país vizinho ganhou de equipes consideradas de nível técnico baixo, enquanto o Brasil venceu países como Alemanha e Croácia, que estão na copa.
A França, que também é vista como favorita, vem de um empate decepcionante com os Estados Unidos no fim de semana. A Espanha, que em março goleou a Argentina por 6 a 1, ficou no 1 a 1 com a Suíça e, com direito a vaias, sofreu para ganhar por 1 a 0 da modesta equipe da Tunísia. Já a Alemanha vinha de cinco amistosos sem vitória, até superar a Arábia Saudita por 2 a 1, na semana passada.
A copa deste ano tem 32 seleções divididas em oito grupos de quatro países cada. O Brasil está no Grupo E ao lado de Suíça, Costa Rica e Sérvia.
O ADVERSÁRIO
A seleção suíça já está em solo russo para o início da Copa do Mundo. A equipe que será rival do Brasil na estreia do torneio desembarcou no país no início da semana, no aeroporto de Samara, uma das cidades-sede do mundial.
O futebol suíço vive um dos melhores momentos de sua história. Essa é a quarta Copa do Mundo seguida que o país marca presença após se qualificar na repescagem, vencendo a Irlanda do Norte. Agora, o principal objetivo é avançar às oitavas de final do Mundial, vencendo a concorrência de Sérvia e Costa Rica caso o Brasil confirme seu favoritismo e se classifique na primeira colocação do Grupo E.
Nos amistosos preparatórios, a Suíça surpreendeu ao empatar em 1 a 1 com a Espanha, também favorita ao título mundial, em partida realizada no estádio do Villarreal. Posteriormente, o time pegou o Japão e desta vez saiu de campo com o triunfo por 2 a 0.
Brasil e Suíça entram em campo no próximo domingo (17), às 15h (de Brasília), em Rostov.