Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Cai pela metade o número de incêndios em terrenos baldios

-
-

O índice de queimadas em terrenos baldios na área urbana de Três Lagoas caiu pela metade no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2012. De acordo com o setor de estatísticas do 5º Grupamento de Bombeiros (5º GB), durante os primeiros seis meses deste ano foram registrados 15 ocorrências de incêndios em lotes com mato, contra 38, de janeiro a junho de 2012. 

Segundo dados do 5º GB, a queda está relacionada a vários motivos, entre elas, as condições climáticas. Por exemplo, neste ano, o primeiro semestre foi mais chuvoso em relação ao mesmo período do ano passado. Outro detalhe são as campanhas educativas veiculadas na mídia escrita, falada e televisionada. E ainda, as palestras ministradas nas escolas da cidade pelos bombeiros de Três Lagoas.


Entretanto, o número de incêndios em matas e florestas do município quadruplicou de janeiro a junho deste ano ao ser comparado com os mesmos meses de 2012. Conforme dados do setor de estatísticas do 5º GB, em 2012 não teve nenhum registro de incêndio em matas nativas contra quatro ocorrências neste ano. Porém, o setor não soube especificar o motivo do aumento. Já que no ano de 2010 a maioria dos produtores rurais de Três Lagoas participou de um treinamento sobre “Incêndio Florestal” ministrado por um equipe do Bombeiros de Campo Grande.


No entanto, provocar incêndio em matas e florestas é crime conforme a Lei Federal nº 9.605, conhecida também como lei de crimes ambientais deixa explicitamente o crime de incêndio florestal nos seguintes artigos.


O artigo 41 traz que provocar incêndio em mata ou floresta, a pena é de dois a quatro anos de reclusão, e multa. Já o artigo 42 traz que fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano, a pena é de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.


PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS
Com o intuito de prevenir incêndio tanto em matas como em terrenos baldios o 5º GB dá algumas dicas. Entre elas, não faça queimadas nos quintais, terrenos baldios e em terrenos situados no interior das matas; evite queimar vegetações e pastagens nos períodos mais secos; não lance foguetes ou fogos de artifício nas matas;  não faça fogueiras de qualquer espécie no interior das matas e nas estradas que as cortam; evite soltar balões, pois eles são responsáveis por grandes incêndios, não jogue pontas de cigarro na vegetação, pois elas podem ocasionar incêndio.