Está previsto para o dia 2 de fevereiro, o fim do recesso na Câmara de Vereadores. A data ainda não foi oficializada pela presidência da Casa, por conta da agenda da prefeita Simone Tebet (PMDB), mas deverá acontecer entre dia 2 (segunda-feira) e 3 (terça-feira, quando será realizada sessão solene de abertura da nova Legislatura..
Enquanto o trabalho no Legislativo não é retomado, os vereadores eleitos aproveitam o tempo para “arrumar a casa”. Na tarde de segunda-feira (19), os vereadores se reuniram para definir a questão dos gabinetes. Já pela manhã de ontem (20), todos já estavam com seus nomes nas portas de seus respectivas salas e alguns aproveitaram para se instalar. Este é o caso do vereador eleito pelo PMDB, Jorge Martinho. De acordo com ele, as duas semanas que antecedem a retomada das atividades da casa será o período de instalação dos vereadores. “Principalmente para os novos. Para nós é tudo muito novo. Estamos organizando tudo, vendo questões simples como a senha de acesso ao nosso gabinete, instalação de computadores, e outros detalhes, para deixar tudo pronto para fevereiro. É claro que estamos abertos para atender a população”, disse.
Este é o caso do vereador Jurandir da Cunha Viana, o Nuna. Para ele, foi um alívio ter um espaço para poder atender a população. “Cheguei hoje cedo e desde então não parei mais de atender as pessoas. A maioria veio agradecer, parabenizar, querem contato com os vereadores, por isso não há como não atender. É o nosso trabalho”, disse.
Quem também esteve na Câmara na manhã de ontem foi o vereador Celso Yamaguth (DEM) e, assim como Martinho, ele confirma: “Para mim, isso tudo é novidade. Estou me interando de tudo, até mesmo da organização do gabinete”. Yamaguth reforçou que o Legislativo permanece em recesso, mas afirma que o trabalho dele como vereador já começou. “O contato com a população já está sendo feito, independente de ter o gabinete ou não. Já comecei a fazer visitas aos bairros, pois acho que é isso que a população quer: ver o vereador no seu bairro. Estamos ansiosos pelo fim do recesso, isto sim”, defendeu.
Os vereadores antigos (Vera Helena, Ângelo Guerreiro, Tonhão e Jorginho do Gás) permaneceram nos mesmos gabinetes ocupados no mandato anterior. Muitos deles, também passaram pela Casa ontem. Este foi o caso da vereadora Vera Helena e do Jorginho do Gás. O gabinete do Guerreiro também já estava aberto. Ele, segundo seu assessor, está no rancho, “mas o atendimento ao público já começou”, garante.
Caso a sessão solene de abertura do trabalho legislativo seja realizada no dia 2, as sessões ordinárias começam normalmente na terça-feira (3).