A Prefeitura de Três Lagoas vai solicitar apoio da Polícia Militar para identificar quem joga entulhos e lixos nos terrenos baldios e logradouros públicos da cidade. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Ricardo Cobianchi, a administração municipal vai solicitar imagens do sistema de monitoramento por câmeras, instaladas em diversos pontos da cidade, para identificar essas pessoas.
Segundo o secretário, a prefeitura não vence ficar recolhendo entulhos e lixos jogados nos terrenos baldios. Ele citou como exemplo, terrenos na rua Baldomero Leituga que foram limpos recentemente pela prefeitura, mas que na semana seguinte estavam cheios de sujeiras novamente. “É um absurdo, enfeia a cidade, sem contar que gera uma necessidade de trabalho para a prefeitura, que poderia estar realizando outro serviço, mas tem que retornar para fazer o mesmo trabalho”, comentou.
Cobianchi informou que, em muitos casos são pessoas de outras localidades que vão a determinado bairro da cidade jogar esses lixos, como restos de construção civil, móveis velhos, animais mortos e galhadas. “Às vezes as pessoas pensam que a prefeitura não toma conta, mas não é isso. A gente está sempre fazendo um trabalho de limpeza, mas não vence. Sem contar que é difícil identificar essas pessoas. Por isso, vamos solicitar esse apoio da Polícia Militar para tentarmos identificar essas pessoas através desse sistema”, destacou.
Ainda de acordo com o secretário, a prefeitura tem uma série de serviços para executar na cidade e não pode limpar terrenos baldios. Além do que, segundo ele, o número de maquinários e equipe é reduzido.
O comandante da Polícia Militar, José Aparecido de Moraes, disse que é possível sim a prefeitura utilizar o sistema para a identificação.
NOTIFICAÇÃO
A prefeita Márcia Moura (PMDB), inclusive, solicitou a colaboração da população para manter a cidade limpa e mais bonita. Ela disse que a prefeitura está notificando os proprietários de terrenos baldios para que providenciem a limpeza, bem como a construção de calçadas e muros.
Segundo Cobianchi, mais de quatro mil proprietários já foram notificados para providenciarem a limpeza dos seus terrenos baldios. Ele disse que a limpeza dessas áreas e construção das calçadas, muros, ou o cercamento dos terrenos, estão previstos na legislação municipal.