Termina nesta segunda-feira, 31, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite em todo Brasil. Em Três Lagoas a meta é que 7.180 crianças com idades entre seis meses e cinco anos sejam imunizadas. Já para o estado de Mato Grosso do Sul, a expectativa é de 180 mil.
De acordo com o Setor de Imunização de Três Lagoas, até a semana passada 3.626 crianças foram vacinadas, ou seja, 47,97% do público alvo. Até esta quinta-feira, 27, 54,7% das crianças foram imunizadas em todo o Mato Grosso do Sul.
Conforme a Secretaria de Estado de Saúde de MS, foram disponibilizadas mais de 224,1 mil doses para a realização da Campanha no Estado.
POLIOMELITE
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. O último caso no país foi registrado há 26 anos. Segundo a enfermeira e coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja, a poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.