Iniciou nesta segunda-feira, 23, o período de vacinação da 1ª dose do HPV em escolas municipais, estaduais e particulares em Três Lagoas em meninas com idade entre nove e 11 anos.
A Secretaria Municipal de Saúde atenderá 30 escolas ao todo nesta campanha. Conforme a coordenadora do setor de imunização, Humberta Azambuja, dentro de dois meses o setor conseguirá atender as escolas da cidade.
A expectativa é que 80% das estudantes sejam vacinadas, o que corresponde a 1.661 meninas matriculadas na rede municipal e estadual de Três Lagoas. Neste dado não estão incluídas as alunas das quatro escolas de rede particular do município, que também serão atendidas pelo Setor.
Somente neste mês, 470 meninas deverão ser vacinadas em oito escolas. Em abril apenas quatro escolas estão agendadas para receber a equipe da unidade de saúde, ou seja, 260 estudantes.
Segundo Humberta é preciso que a direção de cada escola se organize juntamente ao Posto de Saúde referência do bairro para agendar o dia.
A aluna não terá a vacina aplicada se caso não apresentar o cartão de vacinação e a autorização dos pais ou responsáveis. “Essa exigência existe, pois corremos o risco de vacinar novamente alguém que já tenha recebido aplicação em uma das unidades de Saúde”, explica a coordenadora.
Nesta segunda-feira, 23, estudantes das escolas estaduais Afonso Pena e a Afonso Francisco Xavier Trannin que apresentaram os documentos necessários, foram vacinadas.
Para esta terça-feira, 24, estão agendadas as seguintes escolas: estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, novamente, e a estadual Padre João Tomes. Na quarta-feira, 25, a escola estadual Edwards Correa e Souza. E outras três escolas na quinta-feira, 26: municipal Joaquim Marques de Souza; municipal Olyntho Mancini e na escola particular Objetivo.
UNIDADES DE SAÚDE
Nas unidades municipais de saúde de Três Lagoas a vacina contra o HPV também está disponível desde o início de março.
Nas unidades serão vacinadas meninas de 9 a 13 anos tanto para quem já tomou a primeira dose e deve tomar a segunda neste mês, como para quem não foi vacinada na escola.
De acordo com o Setor de Imunização, há 2.487 meninas em Três Lagoas com idade entre nove e 13 anos e que devem ser vacinadas nesta campanha. A expectativa é que 1.990 delas sejam atendidas.
Para ter a vacina aplicada, a jovem deve estar munida de documentos pessoais e Cartão de Vacina. “Se a garota tomou a 1ª dose há seis meses, é preciso verificar a data no cartão. Se caso ela ainda não tomou será anotado”, ressalta Humberta.
Em mulheres que possuem o vírus haverá também a vacinação. Conforme Humberta, a aplicação será no departamento DST/AIDS da prefeitura. “Para que a pessoa possa se sentir mais a vontade e não haja problemas de exposição a aplicação será feito em um dia no departamento”, comenta.