A campanha de vacinação contra a paralisia infantil, que começou no sábado (8), atingiu 22,7% da meta para 2013 em dois dias em Mato Grosso do Sul, segundo um balanço parcial divulgado pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) do Ministério da Saúde.
Três Lagoas
Campanha em MS vacina 40,9 mil crianças contra paralisia infantil
Vacinação continua nos postos de saúde até o dia 21 de junho
De acordo com o resultado parcial, no sábado e domingo (9), 40.982 crianças de 6 meses a 4 anos foram vacinadas em todo o estado.
Até o dia 21 de junho, a meta da campanha contra a paralisia infantil é vacinar 95% do público-alvo do estado, número que representa 171,4 mil crianças do total de 180.505. Em Campo Grande, a meta também é imunizar 95% das crianças entre 6 meses e quatro anos, o que corresponde a vacinar 51,3 mil crianças, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
O Ministério da Saúde reforça que os pais não devem esquecer de levar a caderneta de vacinação dos filhos para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança, considerando o esquema sequencial (veja quadro abaixo).
Ainda de acordo com o órgão, não existe tratamento para a poliomielite e a prevenção ocorre somente por meio da imunização. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3 e é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.