Veículos de Comunicação

Imunização

Campanha nacional de multivacinação começa no dia 19

Foco da campanha neste ano é população abaixo de 15 anos

Vacina contra a poliomieliteserá uma das oferecidas na campanha  de multivacinação  - Arquivo/Agência Brasil
Vacina contra a poliomieliteserá uma das oferecidas na campanha de multivacinação - Arquivo/Agência Brasil

A Campanha Nacional de Multivacinação 2016 terá início no próximo dia 19 e vai até 30 de setembro. O dia D da mobilização será no sábado, 24 de setembro. A campanha é voltada para menores de cinco anos, para crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos.

Neste ano, o ministério promoveu alteração no esquema vacinal de quatro vacinas: poliomielite, HPV, meningocócica C e pneumocócica 10 valente.  Os adolescentes foram incluídos no grupo prioritário porque apresenta maior resistência a se vacinar.

“A partir da semana que vem dará início a campanha. O dia D acontece no sábado,24, quando todas as unidades estarão abertas, das 8h às 17h”, destacou a coordenadora do Setor de Imunização de Três Lagoas, Humberta Azambuja.

Segundo Humberta, a vacina da poliomielite não será apenas para as crianças menores de cinco anos. “Vai ser seleção. Somente vão tomar a vacina de pólio, a gotinha, crianças de um ano e três meses, que é o primeiro reforço, e as crianças de quatro anos, que é o segundo reforço. Mas todas as crianças e adolescentes, devem comparecer as unidades de saúde, desde zero até 14 anos de idade, para atualizar a carteira de vacinação, e verificarmos o que elas precisam tomar”, explicou.

 De acordo com a coordenadora, serão oferecidas todas as vacinas do calendário da criança e do adolescente, totalizando 16 tipos. Humberta informou que não haverá meta a ser cumprida, já que a campanha passa a ser de rotina. “Antes tínhamos uma meta de vacinar sete mil crianças contra a pólio, mas como agora é reforço, não temos mais essa meta”, explicou.

O Ministério da Saúde enviou 26,8 milhões de doses das vacinas para os Estados. Mato Grosso do Sul vai receber 593,4 mil doses para a campanha de multivacinação. Humberta disse que ainda não tem o número exato de doses que virão para Três Lagoas.