Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Cansados de esperar, moradores limpam área da antiga ferrovia

Moradores resolveram, por conta própria, fazer a limpeza de parte dessa área que está tomada por mato

área de servidão dos trilhos está tomada por mato  - Ana Cristina Santos
área de servidão dos trilhos está tomada por mato - Ana Cristina Santos

Incomodados com o matagal que se encontra a área de servidão dos trilhos da ferrovia no perímetro urbano da cidade, moradores da rua Custódio Andries, iniciaram a limpeza no local. Desde que os trens deixaram de circular no perímetro urbano, em 16 de dezembro do ano passado, essa área está abandonada e tomada pelo mato.

A prefeitura alega que não pode providenciar a limpeza dessa área que pertencia à ferrovia, porque ainda não recebeu da União, a qual, por sua vez, argumenta que, a empresa ALL ainda não “devolveu” ao governo federal. Quando essa área ainda era operacional, antes do contorno ferroviário entrar em funcionamento, a manutenção era de responsabilidade da ALL.

Enquanto o impasse não é resolvido, os moradores sofrem com a falta de manutenção dessa área. Mas, cansados de esperar, dois moradores resolveram, por conta própria, fazer a limpeza de parte dessa área, nas proximidades de onde moram. “Já que ninguém limpa, a gente resolveu limpar. Antes, quando o trem passava aqui, eles limpavam, agora, está tudo abandonado, cheio de mato”, disse o ferroviário aposentado, Clemente Rodrigues Neto, que reside no local há 33 anos.