Veículos de Comunicação

Saúde

Capital deve começar a vacinar crianças de 3 a 5 anos ainda nesta semana

Cidades como Corumbá e Três Lagoas já iniciaram hoje a vacina no público

No Estado, são 87 mil crianças, com idade de 3 a 5 anos - Foto: Arquivo/CBN CG
No Estado, são 87 mil crianças, com idade de 3 a 5 anos - Foto: Arquivo/CBN CG

Após a liberação do uso da vacina Coronavac, contra a covid-19, em crianças de 3 a 5 anos, a previsão é de que Campo Grande inicie a vacinação ainda nesta terça (19) ou quarta-feira (20), de acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Campo Grande). No último sábado (16), o secretário de estado de saúde, Flávio Brito, autorizou a ampliação da vacinação, após a liberação do imunizante pelo Ministério da Saúde e cidades como Corumbá e Três Lagoas já iniciaram nesta segunda-feira (18), a vacina no público.

O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de 28 dias entre as aplicações e com a mesma dose aplicada nas faixas etárias de 6 a 17 anos e nos adultos. Além disso, as 508 salas de vacinação no estado receberão um incentivo de R$ 5 mil cada para pagamento de plantão e hora extra, pois a intenção é que as salas funcionem, também, aos fins de semana.

Em Mato Grosso do Sul, são 87 mil crianças, com idade de 3 a 5 anos, que já podem ser vacinadas com a Coronavac, segundo informações do secretário estadual de saúde, Flávio Britto. Já na Capital, o público de 3 a 4 anos é de 24 mil e, somente dos 5 anos, o estimado é de 14 mil.

Autorização

A análise do Ministério da Saúde contou com informações submetidas pelo Instituto Butantan, com dados de pesquisas feitas no Chile, onde a vacina já é utilizada nesta faixa etária. A decisão acorreu após ouvida a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI), e a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na mesma direção.