Veículos de Comunicação

Saúde Mental

Caps com atendimento 24 horas deverá realizar internações

Demanda de atendimento aumentou

Demanda de atendimento aumentou - Arquivo
Demanda de atendimento aumentou - Arquivo

Um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que terá funcionamento 24 horas, deverá se tornar uma realidade, em Três Lagoas, já no próximo ano. O objetivo é oferecer atendimento de saúde mental especializado, com tratamento e reinserção social de pessoas com transtornos graves e persistentes, além de internações. 

Nos últimos dois anos, a procura por atendimento psicológico e psiquiátrico dobrou na rede pública de saúde, principalmente, após a pandemia da Covid-19.  Foram mais de 19 mil consultas. 

“A implantação dessa unidade, assim como a expansão de toda a rede psicossocial, vai ampliar a atenção à essas pessoas que necessitam de cuidados especiais. Nós precisamos diminuir as internações psiquiátricas.

Atualmente, temos convênio com uma clínica psiquiátrica, mas por ela ser distante da cidade, os familiares têm dificuldades com o deslocamento desses pacientes. Para o setor, se torna um transtorno, sem falar do custo que gera. Por isso, já estamos com esse planejamento para o início do ano, além de atendimento, ofereceremos internação”, avaliou a secretária municipal de Saúde, Elaine Fúrio.  

ATENDIMENTO

Atualmente o Caps de Três Lagoas presta um serviço de saúde aberto e comunitário de tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes. O serviço opera por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

ÁREAS

Outra unidade do Caps atende casos de transtornos relacionados ao uso de álcool e drogas. Os centros contam com equipes formadas por psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos e enfermeiros.