O governador Reinaldo Azambuja participou ontem, em Campo Grande do lançamento da Caravana da Saúde, que tem por objetivo reestruturar os serviços de saúde e reduzir as filas para exames e cirurgias no Mato Grosso do Sul.
A previsão inicial é que até junho, a caravana esteja em Três Lagoas. Mas segundo o governo pode haver alteração na data.
Onze cidades que representam as microrregiões de saúde do estado serão contempladas com a caravana: Coxim, Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Jardim, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Paranaíba e Três Lagoas.
A meta é diminuir a “Fila da Vergonha”, segundo Azambuja, que objetiva eliminar 18 mil cirurgia eletivas no estado, além da demanda acumulada de consultas e exames.
A caravana está estruturada com veículos adaptados para a realização de consultas, diagnósticos e cirurgias.
Além de atender as especialidades de Ortopedia, Oftalmologia, Urologia, Cirurgia Geral e Ginecologia, está aparelhada para realizar consultas odontológicas, tomografia computadorizada, raio-x, mamografia, exames para aferição da pressão arterial, glicemia, HIV, capacitação, palestras e gincanas. Cada região do Estado receberá foco e prioridade na especialidade de maior carência de atendimento localizado.
O intuito é atender uma vez por mês cada microrregião. O programa do governo estadual será realizado em parceria com os municípios, ficando para cada cidade, a incumbência de informar o perfil dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), divulgar a passagem da caravana e agendar o atendimento dos pacientes.
A primeira microrregião a receber a caravana será Coxim, com prioridade para a demanda de oftalmologia. Dos dias 26 a 29 deste mês. A próxima cidade em Maio o município de Ponta Porã sediara a caravana.