Veículos de Comunicação

10

Caravana da Saúde realizou quase 600 procedimentos a pacientes de Brasilândia

Foram realizadas 172 consultas oftalmológicas

 - Divulgação
- Divulgação

A 3ª etapa da Caravana da Saúde, realizada em Três Lagoas, entre os dias 9 e 18 de junho, realizou 580 procedimentos com pacientes de Brasilândia. A iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul tem o objetivo de promover uma reestruturação da rede de serviços de saúde e a redução da demanda acumulada nas filas de espera nas Centrais Municipais de Regulação.

De acordo com dados da equipe da Central Municipal de Regulação Assistencial de Brasilândia, foram disponibilizadas 60 consultas de angiologia, 20 de endocrinologia, 60 de neurologia, 60 de gastroenterologia e 20 de otorrinolaringologia. Também foram oferecidos 20 exames de tomografia, 60 de ultrassonografia geral e 30 de endoscopia.

Mas o destaque da Caravana da Saúde foi na área da Oftalmologia. Brasilândia foi contemplada com 172 consultas oftalmológicas e 78 cirurgias de catarata e outras. A Secretaria Municipal de Saúde afirma que, para alcançar resultados expressivos, após as cirurgias os pacientes foram acompanhados com retornos para avaliação médica no primeiro e sétimo dia.

Os dias 13 e 14 de junho foram os de maior mobilização da Caravana da Saúde, pois houve atendimento em todas as especialidades oferecidas, bem como a presença do governador do Estado, Reinaldo Azambuja, do prefeito de Brasilândia, Jorge Diogo, e demais autoridades da microrregião de Três Lagoas. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, liderada pelo secretário Oziel Soares, também participou do Dia ‘D’ da caravana.

Caravana da Saúde

A Caravana da Saúde em Três Lagoas realizou cerca de 50 mil procedimentos com pacientes de Água Clara, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Selvíria. Foram 5.700 consultas oftalmológicas e 2.673 cirurgias de cataratas. Além disso, foram realizadas 392 cirurgias de outras especialidades, 200 ressonâncias magnéticas, 300 tomografias, 1.150 ultrassonografias, 200 mamografias, 200 exames Papanicolau, 300 endoscopias, entre outros. Também foram anunciados novos investimentos em saúde e a confirmação da construção do Hospital Regional, com previsão para 192 leitos para atendimento de média e alta complexidade para Três Lagoas e municípios vizinhos.