Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Caravana da Saúde tem meta de 1,2 mil atendimentos ao dia

Ontem, centenas de pessoas passaram pelo Arenamix à espera por consultas

Depois de anos de longa espera, pacientes conseguem cirurgia de catarata  - Elias Dias
Depois de anos de longa espera, pacientes conseguem cirurgia de catarata - Elias Dias

A Caravana da Saúde iniciou, ontem, em Três Lagoas, atendimento na área de oftalmologia para os pacientes do município e cidades da microrregião. Os atendimentos foram iniciados às 5h, e por volta das 9h, mais de cem pessoas já haviam sido atendidas. Segundo Matheus Vieira, coordenador da Caravana da Saúde na área de oftalmologia, a meta é atender 1.200 pessoas por dia.

Ao chegar ao espaço de eventos Arenamix, o paciente, inicialmente é submetido a um exame oftalmológico. A partir daí, pode ou  não ser submetido ao procedimento cirúrgico de catarata ou pterígio. As cirurgias estão sendo agendadas para começar no dia 12 e vão até o dia 18 de junho, no mesmo local.  

De acordo com Vieira, a prioridade no atendimento é para os idosos e pessoas acima de 55 anos. Depois, o atendimento é para as demais pessoas que comparecerem ao local com encaminhamento médico, através de consulta e exame realizado em alguma unidade de saúde do município. O coordenador informa que a meta é zerar a demanda nesta área. A cirurgia de catarata demora entre três e quatro minutos para ser realizada, segundo o profissional.

O Jornal do Povo esteve no Arenamix na manhã de ontem, e acompanhou os primeiros atendimentos na área de oftalmologia. Centenas de pessoas estavam no local em busca de um atendimento. O aposentado Idelfonso de Jesus Medeiros, de 62 anos, disse que  está há dez anos aguardando oportunidade para fazer uma cirurgia de catarata nos dois olhos. “Há dez anos eu passei por um exame que detectou que eu precisava fazer essa cirurgia, mas por falta de condições financeiras não pude fazê-la, mas, agora através da Caravana da Saúde fui examinado em consulta e já agendei a cirurgia. É uma grande oportunidade, espero que esse tipo de atendimento possa acontecer mais vezes, pois são muitas as pessoas que precisam de um atendimento nesta área”, disse Idelfonso.

A aposentada Isabel Correia Guimarães, de 75 anos, também recebeu atendimento oftalmológico no Arenamix. Ela elogiou a organização da Caravana da Saúde. “Está muito bem organizada, ninguém passando na frente dos outros e tem pessoas para atender todos, isso é muito bom. A gente percebe que tem muitas pessoas aqui que nunca foram em um consultório de oftalmologista, e aqui elas têm oportunidade de receber esse atendimento”, comentou.

O aposentado Aldecides Ferreira dos Santos, de 69 anos, também recebeu atendimento oftalmológico na manhã de ontem, e só estava aguardando para agendar a consulta para o próximo dia 12. Ele contou que há dois anos aguarda para fazer uma cirurgia de catarata. “A gente vai lá no SUS e eles falam que tem que esperar, ainda bem que veio essa Caravana, uma boa ação do governo do Estado, o atendimento é de primeira”, disse. Sebastiana Maria de Freitas, de 65 anos, que também está há dois anos aguardando para fazer essa cirurgia, agora  conseguiu ser atendida e marcar o procedimento cirúrgico. “Eu cheguei aqui às 4 horas, mas valeu a pena. Acho importante essa ação, porque tem muitas pessoas que não podem pagar, a minha irmã teve que pagar R$ 3 mil para fazer uma cirurgia de catarata”, contou.