Com a estimativa de 362 cirurgias hospitalares para a microrregião de Três Lagoas, a Caravana da Saúde deu início aos seus atendimentos neste sábado (30) na região do Bolsão. As cirurgias com especialidades em ortopedia, ginecologia e geral serão realizadas no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora em Três Lagoas e na Santa Casa de Misericórdia de Bataguassu. O objetivo é dividir os atendimentos cirúrgicos dos municípios de Água Clara, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.
O início das ações foi acompanhado pelo secretário de estado de saúde Nelson Tavares juntamente com a equipe técnica da Caravana da Saúde, que visitou o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora em Três Lagoas e a Santa Casa de Bataguassu.
Para o secretário, a edição de Três Lagoas é resultado do empenho em sempre melhorar os serviços de saúde levados pela Caravana a cada visita. Além disso, o secretário reafirmou o compromisso do Governo do Estado em dar continuidade aos serviços trazidos pela Caravana. “Temos uma parceria séria com os municípios e o resultado disso são as equipes que se empenharam para concretizar o projeto em Bataguassu e Três Lagoas. É imprescindível que a caravana seja entendida como uma ferramenta para a reestruturação da saúde em todas as suas áreas, desde atenção básica á urgência. Descentralizando os serviços de saúde e evitando que filas sejam formadas na busca por atendimento”, disse o secretário.
Cirurgias em Bataguassu e novos equipamentos
O município de Bataguassu será uma extensão da Caravana da Saúde de Três Lagoas. Com o total de 222 cirurgias hospitalares, a Santa Casa do município concentrará a maior demanda de procedimentos com especialidade em ortopedia, ginecologia e geral. Como parte das ações da Caravana, o hospital recebeu recursos no valor de R$ 569 mil para aquisição de equipamentos e reforma do centro cirúrgico, para as ações do projeto. Além de recursos, também foi entregue ao município um mamógrafo e um colposcópio.
“Preparamos uma grande estrutura para a região de Três Lagoas, não apenas para as estruturas oftalmológicas que entrarão em funcionamento na próxima semana, mas também na estrutura hospitalar. Contaremos também com exames de ultrassom, mamografias e ressonância. O objetivo é reestruturar a rede de saúde de Três Lagoas antes de iniciarmos todos os procedimentos para a construção do Hospital Regional de Três Lagoas” afirmou o secretário.
Moradora em Bataguassu, Juliana Alves Ferreira, 20 anos, foi a primeira paciente a realizar os procedimentos pela Caravana da Saúde no município. Aguardando para uma cirurgia de hérnia, a jovem falou sobre a espera para a realização de exames e o alívio em conseguir marcar sua cirurgia.
“No começo eu sentia muita dor ao levantar peso, mas não me importava. O tempo foi passando e os sintomas piorando. Só fui descobrir a doença depois de aguardar mais de 40 dias para fazer um ultrassom. Daí para frente foi tudo muito rápido. A secretaria do município falou sobre a Caravana e em menos de um mês já estava tudo agendado. É uma ação muito boa e se mantiver este padrão os benefícios serão maiores ainda”, disse Juliana.
A Caravana da Saúde em Três Lagoas inicia seus atendimentos oftalmológicos no dia 9 de junho, sendo o seu dia D no dia 14 de junho, com a realização de exames e consultas e a presença de mais de 30 parceiros, entre eles Tribunal de Justiça, PROCON, Hospital do Câncer Alfredo Abraão, Polícia Militar, Polícia Civil, APAE entre outros. A ação será realizada no Parque Arena Mix. A expectativa é de que sejam realizadas mais de 2 mil cirurgias entre hospitalares e oftalmológicas e mais de 8 mil consultas.