Em nota enviada nesta quinta-feira (18) ao JPNews, a multinacional Cargill diz que não há qualquer intenção ou planos em encerrar as atividades das unidades de processamento de soja no Brasil. A empresa quer possui sede em São Paulo, unidades industriais em 15 Estados, escritórios e armazéns em 137 cidades, esclarece que, além das baixas margens que o setor está enfrentando, a moagem de soja da unidade de Primavera do Leste (MT) está parada para manutenção anual.
Em Três Lagoas (MS), a planta de moagem de soja foi paralisada para a troca de equipamentos, de acordo com o cronograma de expansão em andamento na unidade. Ainda de acordo com a empresa, recentemente a unidade de Três Lagoas recebeu aporte de R$ 220 milhões para aumentar a capacidade de processamento de soja de 2.100 toneladas por dia para 3.200 toneladas por dia.
Com a expansão prevista para ser entregue em 2016, a fábrica aumentará sua produção de farelo e óleo para a produção do biodiesel. Ainda segundo a Cargill, após a conclusão das obras, a moagem será retomada.