
Uma carreta-tanque utilizada para o transporte de etanol pegou fogo na noite deste domingo (30) em um pátio de posto de combustíveis às margens da rodovia Marechal Cândido Rondon (SP-300), na cidade de Castilho (SP).
O incidente teria sido causado pelo travamento de uma das rodas, levando ao superaquecimento do sistema de freios. Após o motorista entrar no pátio do posto, as chamas se intensificaram rapidamente e tomaram conta da carreta.
Isso ocorreu porque, enquanto o veículo está em movimento, o vento dificulta a propagação das labaredas, mas, ao parar, o fogo pode se alastrar de forma acelerada. Ação rápida do motorista evitou tragédia.
Ao perceber as chamas se alastrando, o motorista desacoplou o caminhão-trator e afastou a carreta alguns metros da área do posto, aguardando a chegada do Corpo de Bombeiros das cidades de Andradina (SP) e Três Lagoas (MS). Felizmente, ninguém ficou ferido, restando apenas o prejuízo material.
Causas do superaquecimento dos freios
Casos de superaquecimento de freios são comuns em veículos pesados que percorrem longas distâncias. O giro contínuo dos cubos das rodas, combinado com resíduos como poeira e barro arremessados da pista, pode comprometer o funcionamento do sistema de frenagem.
O uso prolongado dos freios ou falhas mecânicas podem levar ao travamento do chamado “eixo S”, que mantém as pastilhas pressionadas contra o tambor da roda, causando atrito excessivo e risco de incêndio.
Problemas como desgaste excessivo das pastilhas ou falhas no retorno do eixo S à posição original podem resultar em fricção contínua, elevando a temperatura a níveis críticos e aumentando os riscos de incêndios em veículos de grande porte.