O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou cartilha sobre o aproveitamento econômico dos resíduos bovinos de corte e leite com o objetivo de auxiliar o produtor a gerar renda a partir dos resíduos e diminuir os custos de produção, bem como reduzir os efeitos de gases na atmosfera, como o metano.
O estudo promovido pelo Projeto “Pecuária de Baixa Emissão de Carbono" identificou e selecionou as tecnologias de produção sustentáveis passíveis de serem implantadas nas condições de produção de bovinos de corte e leite em sistemas intensivos brasileiros.
A pesquisa contemplou as tecnologias de gestão racional da água e dos alimentos, implantação de biodigestores, geração de energia elétrica por meio do uso do biogás produzido pelos dejetos, compostagem mecanizada e também a cama de serragem.
A produção agropecuária contribui com 14% das emissões globais de Gases de Efeito Estufa sendo o terceiro maior setor responsável pela emissão desses gases. América Latina ocupa a segunda posição na lista dos principais emissores de metano entérico, responsável por 23,9% do total, ficando atrás apenas da Ásia.
A cartilha está disponível no endereço eletrônico do MAPA