Os casos de dengue em Três Lagoas voltaram a aumentar e trazer alerta e preocupação para as autoridades ligadas a Secretaria de Saúde. No ano passado, Três Lagoas teve quatro mortes por dengue e mais de cinco mil casos notificados da doença.
Em apenas dois meses de 2019, o município já contabiliza 1.817 casos notificados da doença, com 316 confirmados. Até a semana passada eram 1,5 mil casos notificados e 134 confirmados.
A primeira e única morte por dengue neste ano, em Mato Grosso, até agora, foi registrada em Três Lagoas neste mês. Uma idosa de 76 anos, moradora do bairro Interlagos, foi a vítima da doença.
Três Lagoas lidera o ranking dos municípios com maior incidência de dengue no Estado. Os números apontam que a cidade pode registrar novo surto da doença, como em 2018.
A Prefeitura de Três Lagoas lançou, em janeiro, uma “força tarefa” para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Equipes da administração fazem a limpeza de terrenos particulares, cobrado de proprietários pelo serviço e aplicado multas.
Além disso, agentes de endemias recolhem lixo e entulho para evitar acúmulo de água em terrenos e quintais.