Em decorrência da quantidade de casos de dengue registrados em Três Lagoas neste ano, equipes da Secretaria de Saúde, intensificou, nas últimas semanas, a aplicação de inseticida em vários bairros.
No acumulado deste ano, 1.838 casos notificados de dengue foram registrados em Três Lagoas e 455 confirmados.
Nos bairros com altos índices de infestação do mosquito e o registro de casos de dengue, tem sido feito o bloqueio químico, a borrifação, conhecida por “fumacê”. Os bairros com altos índices de infestação são: Interlagos, Jardim Maristela, Flamboyant, Paranapungá, Jardim Alvorada e Vila Alegre.
“Seguindo as Diretrizes do Ministério da Saúde para esta ação específica, o fumacê vem sendo aplicado em quatro ciclos consecutivos, nos mesmos horários, para obtermos mais resultados na eliminação do mosquito”, explicou o coordenador de Endemias e Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde, Alcides Ferreira.
A aplicação do produto não possui efeito residual, por esse motivo, segundo o coordenador do Setor de Promoção da Saúde, Waldir José de Souza, é importante que “os moradores abram as portas e janelas de suas casas para que o trabalho tenha resultados para a eliminação das fêmeas dos mosquitos adultos, que costumam entrar nas residências nesses horários”, orientou.