As famosas viroses são doenças comuns em qualquer época do ano. Entretanto, no verão as viroses que afetam o intestino, o estômago, a boca, o reto e o ânus se tornam mais comuns. De acordo com a coordenadora da Atenção Básica do município, a enfermeira Beatriz Rodrigues de Souza Melo, do final de dezembro até agora, já foram registrados 160 casos de virose gastrointestinais em Três Lagoas. Os dados são uma soma dos casos registrados em unidades de atenção básica do município. A Virose é uma maneira genérica de definição quando não se consegue confirmar o vírus causador da doença.
Segundo a coordenadora, os sintomas apresentados pela maioria dos pacientes incluem diarreia, vômito, mialgia (dores no corpo), dores abdominais e, em muitos casos, febre. E geralmente, o doente sente tudo isso durante um período de três a cinco dias. Entre os mais afetados estão as crianças, que sofrem ainda mais com a perda de água no corpo. “É importante beber muito líquido, virose pode sim ser grave, já que vômitos e diarreia excessiva levam a quadros de desidratação”, ressalta Melo.
A enfermeira ainda explica que o tratamento é sintomático, aquele no qual se utilizam medicamentos que aliviam os sintomas virais, porém não agem sobre a causa do vírus. Dependendo do órgão afetado e dos sintomas a medicação pode variar. “Se a diarreia for intensa e as dores fortes, a população deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa”, indica a coordenadora.
Prevenção
De acordo com Beatriz Rodrigues de Souza Melo, qualquer pessoa pode estar suscetível a uma virose, principalmente através do contato com outras pessoas e secreções. “No verão o maior risco de contaminação está na ingestão de alimentos ou água contaminada, disseminação por meios aquáticos, como mar, piscinas e rios”, alerta a coordenadora.
Medidas sanitárias são importantes para evitar a contaminação neste verão por vírus que causam alterações gastrointestinais, como o cuidado e higiene ao se alimentar. “Não tome água ou compre alimentos sem saber a sua procedência; beba água mineral ou previamente fervida; lave sempre as mãos, principalmente antes das refeições e depois de ir ao banheiro e lave todas as frutas e verduras antes do consumo”, orienta a enfermeira.