Veículos de Comunicação

Ciaps

Cassems instala centro psicossocial

Unidade criada em Campo Grande é destinada exclusivamente ao atendimento a pessoas com transtornos psiquiátricos

Prédio onde funcionará o Ciaps, a partir da próxima terça-feira - Divulgação/Cassems
Prédio onde funcionará o Ciaps, a partir da próxima terça-feira - Divulgação/Cassems

A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) inaugura na terça-feira (26) um Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps) em Campo Grande. 

O objetivo do Centro é oferecer cuidados aos pacientes com sofrimento psíquico, por meio de um atendimento multiprofissional e diferenciado, além de estimular a integração social, familiar e a sua autonomia. 

De acordo com a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, o Ciaps foi criado devido ao grande número de servidores públicos que estão afastados de suas funções por problemas psicológicos. 

“A Cassems resolveu investir no Centro Integrado de Atenção Psicossocial pela grande demanda que temos observado nos números de consultas psiquiátricas. A Secretaria estadual de Segurança também nos passa como está a situação dos policiais, dos servidores da Segurança Pública em relação ao tratamento por depressão e ansiedade. Nós também sabemos que motivo de afastamento da maioria dos professores é por Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou por depressão. Então, a gente uniu esses dados de sistema à demanda crescente de atendimento psiquiátrico e formou-se o embrião do Ciaps”, explicou.

Para a coordenadora de Psicologia da Cassems, Ana Márcia Cobbo, o número de pessoas portadoras de transtornos mentais tem aumentado sobremaneira em todo o mundo e esses quadros afetam o paciente em todos os segmentos da sua vida. 

“Uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que os transtornos mentais atinjam cerca de 700 milhões de pessoas no mundo, o que representa 13% do total de todas as doenças.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, conta que há tempos percebe que o número de servidores públicos com doenças psicológicas tem aumentado bastante. “Em nossas andanças pelo Estado, percebemos como cresceu a quantidade de beneficiários da Cassems com necessidade de atendimento psicológico. Esse número é ainda maior entre servidores públicos da Educação e da Segurança Pública, então, ao inaugurar esse Centro, nós estamos oferecendo um cuidado especial a esses pacientes”, pontua Ayache.