Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Castilho recebe Etapa Regional de Futebol Social

Regras são diferentes do futebol ?tradicional?, com menos jogadores

Castilho (SP) será sede da 1ª Etapa Regional do Noroeste Paulista de Futebol Social. O torneio acontece entre os dias 26 e 28 deste mês e contará com a participação de 30 equipes, aproximadamente, oriundas de 14 cidades.

De acordo com o diretor do Departamento de Desporto de Castilho, Antônio Carlos da Silva Barros, o professor Toninho, organizador do evento, o Futebol Social promove um movimento pioneiro que visa conectar jovens e comunidades carentes de todo o país. “O objetivo principal é integrar, motivar e fortalecer os projetos sociais participantes”. Participam do torneio jovens de 16 a 20 anos, que vivem em condições precárias de moradia (ou sem moradia), em situação de vulnerabilidade social e sem possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
Um dos resultados do projeto é a formação das seleções brasileiras masculina e feminina que jogam o Campeonato Mundial de Futebol Social.


REGRAS
O professor explica que essa modalidade esportiva tem suas próprias regras: são três jogadores em campo e um no gol. As equipes atacam com três atletas, mas só podem se defender com dois. Além disso, o artilheiro e o goleiro menos vazado são escolhidos entre as outras equipes, ou seja, a equipe campeã não pode participar dessas premiações.


O torneio acontecerá na praça da Igreja Matriz da cidade. Segundo o organizador, será montada uma arena na praça, com arquibancada, grama sintética e toda a estrutura para a realização do evento. Ainda segundo o professor Toninho, as equipes que tiverem melhor desempenho poderão participar do campeonato brasileiro da categoria.