Nem mesmo o maior e mais tradicional clube de futebol de Três Lagoas está livre das dificuldades comuns entre as equipes do interior. O Misto está com dificuldades para encontrar um campo de futebol para os treinamentos das categorias do Sub 15, 17 e 19, que frequentemente disputam importantes competições estaduais.
Três Lagoas
Categorias de base do Misto não têm onde treinar
Após o campeonato estadual, equipe do sub 17 conseguiu treinar uma única vez e a falta de preparação preocupa o treinador.
A reclamação partiu de alguns atletas da equipe e foi confirmada pelo treinador Ramão Massena, que diz já ter solicitado o estádio Benedito Soares da Mota “Madrugadão” por três vezes este ano, mas a resposta foi negativa. “Na primeira tentativa disseram que haveriam competições nos dias solicitados. Depois pedimos outra vez e disseram que a grama estava recém-plantada e o gramado não poderia ser utilizado. Somente na última solicitação que eles autorizaram, mas foi durante o horário de almoço, o que impossibilitou a reunião de todos os jogadores” destacou Massena.
No mês passado a equipe sub 17 do Misto participou do Campeonato Estadual e os garotos do Carcará da Fronteira estavam entre os favoritos. Porém, a falta de preparação dificultou o desempenho da equipe, que foi desclassificada na segunda fase. “Nós tivemos apenas dois treinos em campo de futebol antes do campeonato, e foram realizados na zona rural. Dentro da cidade não conseguimos arrumar nenhum, os demais treinamentos foram apenas da parte física e foram realizados na beira da lagoa. Não conseguimos treinar cobranças de escanteios e faltas, isso atrapalhou demais e contribuiu para nossa derrota” afirmou o treinador.
Após a eliminação no estadual, as dificuldades para as categorias de base do Misto continuaram. Até agora apenas um treino foi realizado, o clube segue em busca de um local apropriado para treinar. Dentre as poucas possibilidades, a diretoria negocia com a direção da Associação Desportiva Noroeste (Adem), a locação do estádio para treinamentos durante três dias da semana. O valor que o Misto terá que desembolsar para usar o campo não foi divulgado, porém, até a semana que vem às negociações deverão ser finalizadas.
Resposta do Secretário
A reportagem do JP falou com o secretário Municipal de Esportes, Juventude e Lazer, Paulo da Paz, que foi direto em sua resposta. “O estádio Madrugadão é um campo para jogos e não um centro de treinamento. Não podemos deixar o gramado ser usado com tanta frequência, isso pode prejudicar a realização de jogos oficiais, principalmente do próprio Misto” ressaltou Paulo.
O secretário rebateu ainda algumas criticas que recebeu por conta da não liberação do estádio para jogos noturnos. “Algumas pessoas ligadas ao esporte local estavam criticando porque não liberamos o campo para jogos noturnos. Nós estamos apenas seguindo uma determinação vinda da prefeita. Ela determinou que seja feita uma economia de energia de 30% em todas as secretarias da administração. Vale lembrar também, que muitos desses jogos poderiam ser realizados durante o dia, isso ajudaria muito, é uma questão de economia” finalizou.
A falta de um local próprio para os treinamentos está atrapalhando, não só a preparação dos garotos que já fazem parte da equipe, mas também a chegada de novas promessas do futebol, que vêm de cidades da região e sonham em vestir a camisa do Carcará. “Temos hoje diversos atletas que já mostraram seu potencial e que estão ansiosos para treinar com a gente, porém sem termos um local e datas definidas para os treinamentos, não temos como receber esses jogadores que, futuramente, poderiam vir a fazer parte da equipe profissional do Misto” enfatizou Massena.