Realizada no último sábado, dia 7, a primeira etapa da campanha de vacinação antirrábica de Três Lagoas obteve índice de aproximadamente 20% de cobertura. De acordo com balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram imunizados 1.961 cães e somente 206 gatos. A meta da campanha, em contrapartida, é imunizar pouco mais de 12 mil animais, sendo 10,3 mil cães e 2,4 mil gatos, em toda a cidade.
&saibaNo primeiro dia da campanha, dividida em dois sábados consecutivos, o Centro de Controle de Zoonoses montou pontou oito pontos de vacinação pela cidade. Já para o próximo sábado, dia 14, serão dez pontos. Entre eles, E.A.C.S. Vila Alegre, Escolas Municipais Maria Eulália e Ramez Tebet, Clínica da Criança, ESF Paranapungá, E.A.C.S. Miguel Nunes, Escola Elson Lot Rigo (Rua Antônio Leal, Jardim Oiti), Avenida Rosário Congro (Próximo ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora), Setor de Endemias e na Praça da Rodoviária. As doses serão distribuídas das 8h às 12h.
Para quem perdeu a campanha, o CCZ também informa que as doses estão disponíveis na sede da entidade.
CAMPANHA
Tradicionalmente, a campanha nacional de vacinação antirrábica acontece nos meses de setembro. Entretanto, neste ano teve que ser adiada para novembro em decorrência de um atraso no repasse das doses da vacina pelo Ministério da Saúde. No ano passado, Três Lagoas havia imunizado 8,5 mil cães e 1,2 mil gatos contra doença.
Em Mato Grosso do Sul, foram registrados, somente no decorrer deste ano, 13 casos de raiva em animais e um em humano, na cidade de Corumbá. Por conta desses casos, chegou-se a cogitar a possibilidade de adiantar a campanha de vacinação. Entretanto, a medida não foi cumprida por conta da falta de doses.
Não houve casos em Três Lagoas ou região.