O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Três Lagoas iniciou nesta quarta-feira o cadastro para a castração de cães e gatos na cidade. O centro de castração foi inaugurado nesta manhã, e os procedimentos cirúrgicos já começam a ser feitos na próxima semana.
De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Cristovam Tábox Bazan, o programa de castração gratuita de animais visa atender apenas pessoas de baixa renda. Esse projeto implantado pela prefeitura é uma determinação da justiça local que, em setembro, do ano passado, determinou que o município implantasse um programa administrativo de controle reprodutivo de cães e gatos na cidade.
“Para fazer o cadastro, a pessoa não precisa trazer o animal. Ela tem que trazer cópias do CPF e RG, bem como comprovante de endereço e do cartão do Bolsa Família, já que o programa é voltado para pessoa de baixa renda”, destacou.
Depois do cadastro feito, o CCZ marca a data da cirurgia. “O procedimento é realizado e a pessoa já pode levar o animal no mesmo dia”, informou. Segundo o coordenador, no início a castração será feita apenas nos machos, até que o centro fique todo pronto. “Dentro de dois meses vamos realizar os procedimentos nas fêmeas também”, frisou.