Veículos de Comunicação

Três Lagoas

CCZ recebe cadastro de 15 animais domésticos e inicia castração gratuita

Programa de castração gratuita iniciou há uma semana e é voltado para pessoas de baixa renda

 - Arquivo/JP
- Arquivo/JP

O programa de castração gratuita de animais domésticos, em Três Lagoas, iniciado há uma semana, já recebeu 15 inscrições, segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Cristóvão Tabox Bazan. O projeto busca o controle reprodutivo de cães e gatos e é voltado para moradores de baixa renda.

Em entrevista ao programa Bom Dia Três Lagoas, da TVC-Canal 13, nesta quinta-feira (7), Bazan disse que a primeira etapa de cirurgia nos animais cadastrados será realizada na próxima semana. “A castração será feita por etapas. E as pessoas interessada em fazer a inscrição devem ir até o Centro de Controle de Zoonoses, com documentos, como RG, CPF, comprovante de endereço e do Bolsa Família”, frisa.

Ele diz ainda que não é necessário levar o animal até a instituição. Após o cadastro é realizado o agendamento da cirurgia. Inicialmente, o programa deverá realizar aproximadamente 40 castrações ao mês de cães e gatos, de acordo com o CCZ.

A implantação do programa de castração gratuita de animais domésticos atende a uma determinação da Justiça. No ano passado, a Justiça condenou o município a criar o programa, em decisão favorável a uma ação movida pelo Ministério Público Estadual (MPE), sob pena de multa diária de R$ 1 mil a máxima de R$ 100 mil em caso de descumprimento.