A Educação Infantil no município de Três Lagoas vem colhendo bons resultados com seus alunos. O trabalho desempenhado pelos profissionais e o incentivo da Administração Municipal com treinamentos, especialização, e aquisição de materiais e uniformes refletem no bom desempenho dos pequenos em sala de aula e em atividades, como as desenvolvidas nas semanas de educação infantil.
Durante todo o ano, os Centros de Educação Infantil (CEI’s) desenvolvem oficinas e atividades voltadas ao estímulo do aprendizado das crianças através de brincadeiras, que ensinam valores de cidadania. “Esta é a nossa rotina com as crianças: cuidar e também educar, fabricando brinquedos, estimulando o aprendizado, fazendo com que eles vivam o mundo de faz de conta”, explica a diretora do CEI Novo Alvorada, Milena Godoy Leite Prado.
Para a diretora, momentos como o da Semana de Educação Infantil, realizada no final de outubro no CEI, são importantes, pois as crianças podem apresentar para os pais os projetos que desenvolvem durante o ano. “É um momento diferente, de exposição para pais e comunidade, de satisfação em mostrar seus trabalhos. Mostrar que eles têm alegria e prazer em serem educados através de brincadeiras, aprendendo valores. Tudo isso é essencial para essa faixa etária”, reforça Milena, afirmando que o principal objetivo destes trabalhos é divulgar a importância da Educação Infantil. “E o principal de tudo é a alegria das crianças, a recompensa de vê-las brincando e aprendendo, oportunizando atividades diversas através de oficinas”.
Atividades
O CEI Novo Alvorada atende cerca de 300 crianças de zero a três anos de idade. Os pequenos participaram ativamente da Semana de Educação Infantil que teve como tema “Brincar, construir e aprender, aqui é sempre um prazer”. Neste trabalho foram desenvolvidas atividades em que as crianças construíram brinquedos e instrumentos musicais com materiais recicláveis e sucatas, elaboraram um cardápio fabricando e degustando seu alimento, fizeram o plantio de plantas medicinais, entre outros trabalhos. Para desenvolver estas atividades, os alunos foram divididos nas oficinas do Faz de Conta, Mestre Cuca, Música e Teatro, Oficina da Beleza, da Sucata, Oficina do Plantio, e Areia Encantada, todas com orientação dos profissionais.