Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Cemitério Municipal de TL se prepara para o Dia de Finados

Quanto ao comércio itinerante de velas, flores e outras mercadorias e produtos, é necessário o alvará especial

Prefeitura estabelece prazo para limpeza de túmulos -
Prefeitura estabelece prazo para limpeza de túmulos -

A história do Cemitério Municipal Santo Antônio vem desde o ano da emancipação política e administrativa da Cidade, ou seja, desde 1915. De lá até hoje, passados mais de 95 anos, conforme os livros de registro do próprio Cemitério, mais de 29 mil pessoas foram sepultadas naquele local.

Conforme consta nos registros da Secretaria Municipal de Administração, responsável pela gestão do Cemitério, 645 pessoas, anualmente, são sepultadas, em Três Lagoas. Essa média vem se mantendo nos últimos três anos.

O maior número anual de sepultamentos (325) continua sendo na área mais antiga do Cemitério Municipal. Em segundo lugar, com 200 sepultamentos por ano, vem a área mais recente, gramada, estilo padrão de parque, sem jazigos, localizada no lado esquerdo do Cemitério. E, em terceiro lugar, anualmente com 120 sepultamentos em média, está á área de sepulturas, onde o caixão é colocado diretamente na terra, no local onde, popularmente se fala que os sepultamentos são feitos “em covas emprestadas”.

LIMPEZA
Através de Portaria da Secretaria Municipal de Administração, a Prefeitura estabeleceu prazo de até sexta-feira (29) para a execução de serviços de reforma e reparos de alvenaria nas sepulturas e jazigos do Cemitério.

Os serviços de limpeza e pintura poderão ainda ser feitos até domingo (31).
O objetivo da medida é não prejudicar o aumento do fluxo de pessoas que visitam o Cemitério, no feriado de Finados, dia 2 de novembro.
“Pedimos a atenção para estas datas e a compreensão das pessoas, como nos anos anteriores, para que todos possam visitar seus entes queridos com maior conforto e tranquilidade”, observou Odair Biassi.

Quanto ao comércio itinerante de velas, flores e outras mercadorias e produtos, é necessário que o comerciante providencie com antecedência o alvará especial, no Departamento de Administração Tributária, no Paço Municipal Prefeito Rosário Congro, antigo prédio da Prefeitura.

Aqueles que não estiverem regularizados estão sujeitos a ter suas mercadorias apreendidas pela Fiscalização municipal. O prazo de requerimento do alvará termina amanhã (28).

Como nos anos anteriores, o Departamento Municipal de Trânsito e Sistemas Viários implanta esquema especial de fluxo do tráfego de veículos, nas vias de acesso ao Cemitério Municipal, no Dia de Finados.
A Rua Angelina Tebet, após a Igreja Santa Luzia, terá sentido único de direção para os veículos que se dirigem ao Cemitério. O retorno será pela Rua Guilhermina Esteves.

LEIA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JPTL