No próximo sábado (24) a Língua Brasileira de Sinais (Libras) completa seus 20 anos como língua materna da comunidade surda, no Brasil. Instituída pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, a Libras veio para transformar a vida da comunidade surda em todo o país.
Em Três Lagoas existem cerca de 65 pessoas surdas que são atendidas pela Central de Interpretação de Libras (CIL) do município, mas de acordo com a intérprete da Central, Vanessa Silva Paschoalim de Carvalho, este número pode ser ainda maior, por isso a importância de divulgar o serviço e fazer a informação chegar ao maior numero de pessoas.
De acordo com a intérprete, o objetivo da Central é promover a acessibilidade das pessoas surdas em todos os locais públicos da cidade, realizando um trabalho de inclusão com a comunidade surda de Três Lagoas, dando a eles a garantia de comunicação e acessibilidade irrestrita a todos os serviços de políticas públicas de nosso Município.
Vanessa lembra que antes da implementação da Central de Interpretação de Libras, o atendimento era bastante difícil e muitas vezes os surdos não conseguiam compreender as orientações básicas para utilizar os serviços, como por exemplo os postos de saúde de nossa cidade, eles enfrentavam barreiras desde marcar a consulta até a entrada na sala médica onde ele não conseguia relatar ao médico o que ele estava sentindo e nem o especialista o ajudar o paciente devido ao bloqueio na hora da comunicação.
Ela conta que um dos eventos que mais marcou a sua trajetória, nestes quase dois anos de trabalho foi ter acompanhado uma pessoa surda, gestante em uma ultrassonografia e poder dar a ela a notícia de que o bebê esperado era uma menina.
“Foi uma sensação maravilhosa de poder ser a voz do médico naquele momento, e também poder ser voz de muitos surdos que sofriam com várias doenças e que não sabiam o porquê de estarem sofrendo, é essencial o acompanhamento do Interprete de Libras a essa comunidade. LIBRAS é uma língua que precisa ser aceita por todos, é a cultura da pessoa surda sendo respeitada.” Ressaltou a interprete.
Quem pode utilizar o serviço
Comunidade Surda do Município de Três Lagoas MS
Documentos necessários
Documento pessoal, comprovante de residência atualizado e comprovante de agendamento, constando o horário e o local para o qual se requer o atendimento.
Etapa do serviço
Solicitar agendamento prévio, com o mínimo de 24 horas, por e-mail, mídias sociais (WhatsApp 67-992571607), ofícios ou pessoalmente, estabelecendo o horário e local do atendimento.
Horário de atendimento: 7h às 11h e 13h às 17h.
Endereço
Rua Elvirio Mário Mancini 516 – Centro.