Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Centro da cidade fica sem energia novamente

Transformador substituído por conta do apagão apresentou defeito

Novo apagão na região central teve início por volta das 13h30 - Laila Rebecca/JP
Novo apagão na região central teve início por volta das 13h30 - Laila Rebecca/JP

O centro da cidade ficou sem energia elétrica novamente, na tarde desta quarta-feira, dia 15, quando ocorreu sobrecarga na rede de energia elétrica nessa área. Para agravar a situação, o transformador que ontem foi substituído não ter suportada a demanda da terça-feira,  apresentou defeito de fabricação e por volta das 13h30, acabou apresentando séria avaria que causou nesta quarta-feira, 15, mais uma vezfalta de energia no centro da cidade. Em alguns pontos, da área central, a energia voltou por volta das 16h, mas em outros pontos, até o fechamento da edição o apagão continuava.

Conforme informações da Elektro, isso ocorre devido à sobrecarga na rede de energia elétrica, motivada pela grande quantidade de aparelhos, entre eles, o ar-condicionado, que vão sendo ligados ao mesmo tempo.

A falha no abastecimento de energia ocorre porque a capacidade do padrão de energia na maioria dos casos é inferior à quantidade de aparelhos ligados e funcionando onde estão instalados, seja em imóveis residenciais ou comerciais. “O padrão acaba sendo de capacidade inferior a demanda diante da quantidade de energia que é consumida no imóvel. As pessoas vão adicionando carga ao padrão de energia e não comunicam esse aumento do consumo à empresa. Isso, inclusive, pode provocar incêndio na instalação elétrica, além de queimar o fusível do transformador”, segundo informa o especialista comercial da Elektro, Nilton Azambuja.

No fim da tarde de ontem, a equipe de reportagem entrou em contato com a Elektro, novamente, para saber as causas do apagão de ontem e foi informada que a causa foi a de um novo transformador, instalado pela manhã por conta do problema no dia anterior, mas que apresentou problemas de fábrica. Até o fechamento desta matéria, a equipe da empresa trabalhava para tentar solucionar o problema com a troca por outro equipamento.

Na ocasião, ele disse que a culpa não é da concessionária de energia elétrica, mas sim da própria população que adiciona muita carga ao padrão de energia e não comunica a empresa.