Veículos de Comunicação

Centros de Educação Infantil funcionarão nas férias

A medida foi tomada em parceria com a Promotoria da Infância e da Juventude

As vagas são limitadas para crianças de zero a três anos e 11 meses -
As vagas são limitadas para crianças de zero a três anos e 11 meses -

Pais que trabalham período integral poderão respirar mais aliviados nestas férias. A partir de quinta-feira (15), a Rede Municipal de Ensino irá colocar em funcionamento quatro Centros de Educação Infantil (CEIs) para atender a demanda de filhos de pais que trabalharam.
De acordo com o secretário de Educação e Cultura, Mário Grespan Neto, a medida foi tomada em parceria com a Promotoria da Infância e da Juventude. “Há cerca de dois anos, a Promotoria vem nos procurando para viabilizar um meio de atender os pais que trabalham no período de férias. Logo em dezembro, conversei com a prefeita (Simone Tebet) e entramos em um acordo: colocar quatro CEIs em funcionamento até o dia seis de fevereiro, quando as aulas serão retomadas na Reme”, disse.
Com o objetivo de cobrir a maior parte dos pais necessitados do serviço, a Reme optou por abrir os CEIs onde a demanda por berçários e maternal fossem maior, explica o secretário. Sendo assim, os centros que funcionarão nestas férias são: do Jardim Novo Alvorada, Nossa Senhora Aparecida, Jaci Cambuí Ferreira (Vila Piloto) e Nilza Tebet (Vila Nova). Com isso, a secretaria pretende atender de 200 a 280 crianças nas quatro unidades, o que corresponde a uma média de 50 a 70 crianças de zero a três anos e onze meses de idade por unidade. Para tanto, mais de 40 profissionais foram contratados pelo Município. Conforme Grespan, a Secretaria de Educação contratou 36 atendentes – nove por CEI –, faxineiras e lavadeiras. “Não haverá aulas neste período de férias. Os atendentes estarão lá para cuidar dessas crianças, já que os professores da educação infantil permanecem em férias e retornam junto com o início do ano letivo”.
No entanto, os pais devem atender a alguns critérios para poder cadastrar seus filhos, como explica o secretário. Grespan alerta que, para poder deixar seus filhos nos CEIs, as crianças deverão atender a faixa etária exigida (0 a 3 anos e 11 meses) e deverão estar matriculadas em qualquer CEI da Rede Municipal de Ensino. Já aos pais, serão exigidos: apresentação da carteira de trabalho assinada de ambos e uma declaração de seus patrões de que estão trabalhando no período. “Estes critérios foram aprovados pela Promotoria para garantir o atendimento àquelas pessoas que realmente precisam. Mesmo assim, sabemos que há exceções, que serão estudadas pela Assistência Social da Educação”, completa.

PILOTO

O secretário antecipou que o projeto de funcionamento de quatro CEIs no período de férias é apenas um piloto para os próximos anos. A intenção do Município é que, para 2010, todos os CEIs estejam abertos nas férias de janeiro. “Esta é uma primeira experiência. Nunca havia sido feita antes pelo Município. Tanto que é uma medida extra-orçamentária. A nossa intenção é que, para o próximo ano, o período de férias seja incluso no orçamento da Educação, na medida em que vamos estudando novas alternativas para melhorar ainda mais o atendimento”, completou. A previsão do secretário é que em junho deste ano o Município já disponha de uma proposta fechada para o funcionamento dos Centros de Educação Infantil nas férias do próximo ano.
As matrículas das crianças podem ser feitas nos próprios CEIs em funcionamento.(R.P.)