Colaborador do Jornal do Povo há anos, o chargista e artista plástico Antônio Carlos Nicolielo, com trabalho reconhecido no Brasil e no exterior, estará em Três Lagoas para expor sua arte. A abertura da exposição “Festa Baile” contará com 20 telas será na Biblioteca Municipal Rosário Congro, localizada na orla da Lagoa Maior, nesta segunda-feira, às 19h. O evento é uma proposta do Departamento de Cultura organizado pela artista plástica Branca Tanaka. A mostra ficará aberta para visitação até o dia 5 de julho, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Três Lagoas
Chargista Nicolielo expõe em Três Lagoas
Vinte telas estarão expostas na Biblioteca Municipal Rosário Congro
Na abertura da exposição, segundo Branca, Nicolielo vai estar presente ao evento. Além disso, o artista irá pintar algumas telas ao vivo. “O público poderá acompanhar o trabalho do artista passo a passo”, informou a organizadora.
A Festa Baile retrata pinturas de festas em diversos cenários diferenciados, como centros urbanos e meio rural, entre outros. De acordo com o artista, a inspiração veio de algumas telas antigas, quando resolveu colocar o povo para dançar na colheita, na rua, na feira etc. “Em certa altura da vida, quando quase tudo e nada fizemos em matéria de arte, devemos dançar com o corpo e os pincéis. A dança lubrifica as veias da criatividade e o que se vê são cores e paisagens em movimento”, enfatizou Nicolielo.
Para a organizadora da exposição, esse é um evento que o três-lagoense deve prestigiar, tanto pela beleza das telas quanto pela bagagem cultural de Nicolielo. O trabalho dele é reconhecido no exterior, com destaque para Portugal e Japão. Outro detalhe é que o chargista já morou por uma temporada em Três Lagoas. “Nesse período, ele pôde contribuir muito com a cultura dos três-lagoenses”, ressaltou. E continuou: “Nicolielo nasceu em Nova Europa, local onde reside atualmente. Entretanto, iniciou sua atividade profissional em Bauru/SP, trabalhando como repórter, redator e chargista político dos jornais Folha do Povo, Jornal da Cidade e Diário de Bauru. O currículo dele é muito extenso. Já foi também chargista e ilustrador de jornais como Diário de São Paulo, Diário da Noite, Folha de São Paulo e Folha da Tarde. No exterior, publicou em países como Alemanha, Canadá, Grécia, Alemanha, Bulgária e Polônia”, informou Branca.
Para a assessora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri, o objetivo do Departamento de Cultura é proporcionar uma múltipla diversidade de linguagens artísticas à população. “Nicolielo é um artista com um estilo próprio, de linhas elegantes e cores vivas, que chama a atenção do público. Renomado e de sucesso, vale a pena explorar e tornar conhecido o trabalho dele em nossa cidade”, destaca Vickie.