A expansão das fábricas de celulose em Três Lagoas causa há vários meses uma grande procura por vagas na Rede Municipal de Ensino (Reme), pois muitos trabalhadores que estão chegando na cidade para trabalhar estão trazendo suas famílias, as quais têm crianças na idade escolar para frequentar os Centros de Educação Infantil (CEIs).
De acordo com a secretária de Educação, Jussara Fernandes, a procura por uma vaga nos CEIs aumentou muito nos últimos meses. Entre agosto e setembro deste ano, por exemplo, houve um acréscimo de 120 crianças no setor de educação infantil.
A demanda tem sido tão grande que, atualmente 912 crianças aguardam na fila de espera por uma vaga em um CEI. “Todos os dias atendemos pais buscando uma vaga para seus filhos” destaca Jussara, ressaltando que, a Secretaria de Educação está funcionando, inclusive, no horário de almoço para atender as solicitações de matrículas.
Atualmente, a educação infantil tem matriculados 5.577 alunos de zero a 5 anos, ou seja, do berçário ao pré 2. Já o ensino fundamental possui 8.779 alunos, do 1º ao 9º ano, que frequentam as escolas da Rede Municipal. Segundo a secretária, para esta etapa do ensino não existe demanda reprimida. Três Lagoas conta com 16 Centros de Educação Infantil e 17 escolas municipais, incluindo a Elma Garcia, no distrito de Garcias, que atualmente funciona como extensão.
Para atender a demanda das crianças de 0 a 5 anos, a Secretaria de Educação já está verificando um imóvel no centro da cidade para funcionar como Centro de Educação Infantil a partir do ano que vem. “Conseguimos um espaço que precisa passar por uma pequena reforma para que a gente possa ampliar e receber novos alunos. A partir de 2016 a escolarização da educação infantil é uma realidade, pois os alunos de 4 e 5 anos têm que estar matriculados nas unidades escolares. Por isso, vamos abrir mais um espaço que vai atender cerca de 270 crianças. Vamos tirar esses alunos de alguns Centros de Educação Infantil, em contrapartida, conseguiríamos aumentar o número de vagas para crianças de 0 a 3 anos”, detalha.