A forte chuva que caiu em Três Lagoas na tarde de ontem alagou diversas ruas da cidade. Na rua Yamaguti Kankita água chegou a entrar em alguns imóveis, conforme os veículos passavam pela via. Nem mesmo a drenagem executada no local foi suficiente para coibir o acúmulo de água na ruaYamaguti Kankit.
De acordo com o comerciante, Carlos Garcia de Oliveira, todo ano em época de fortes chuvas a ruaYamaguti Kankit fica alagada. Segundo ele, a drenagem que foi executada para resolver o problema de acúmulo de água na região não foi concluída. Além disso, o comerciante reclama da falta de limpeza nas bocas de lobo. “Antes de iniciar o período de chuva, a prefeitura tinha que mandar limpar todas as bocas de lobo, o que não acontece. Na esquina da rua Pelópedes Gouveia, tem uma boca de lobo que nunca recebeu limpeza, eu já reclamei, mas não adianta, não tem uma pessoa para fiscalizar”, disse.
Oliveira acredita que toda a água de chuva da região da Vila Haro acaba indo parar na YamagutiKankit. “Já falei isso para o ex-secretário de Obras, o problema é que eles não saem na hora da chuva para verificar os problemas da cidade. Todo ano, chega nessa época, é a mesma situação”, desabafa.
A comerciante Sandra Moreno teve a sua loja invadida pela água da chuva de ontem. Conforme os veículos passavam pela YamagutiKankit, ela disse que a água da rua era jogada para dentro do seu estabelecimento. A rua Irmãos Cameschi , no Parque São Carlos, também ficou alagada com a chuva de ontem. O morador Diego Aniceto Lins disse que caiu com sua motocicleta em uma boca de lobo existe na rua e que estava destampada. “Isso é uma vergonha, a prefeita precisar dar um jeito, construir mais boca de lobo para resolver o problema”, reclama.
Várias ruas no bairro Vila Alegre também ficaram alagadas com a chuva de ontem à tarde. Um veículo caiu em um buraco que estava coberto pela água. O motorista Fabricio Vieira Goulart disse que estava trafegando pela rua, quando, ao passar por uma poça o carro afundou. “Não tinha placa, não tinha sinalização, nada. Não posso ficar no prejuízo, o meu carro ficou cheio de água. Estava minha filha de um ano e minha esposa no carro, foi um susto”, relata.
Na rua onde o carro caiu no buraco, está sendo executada uma obra de drenagem pela Havan, que inaugurou recentemente uma loja na região. Essa obra, segundo o secretário de Infraestrutura, Walter Garcia, vai resolver o problema de alagamento nessa região da rua Egídio Thomé. Além da drenagem, a prefeitura vai construir um “piscinão”, sistema de captação de água, que vai receber o restante da água de chuva das ruas do Vila Alegre.
CHUVA
De acordo com o meteorologista, Natálio Abrão, a chuva que caiu em Três Lagoas, por volta das 16h de ontem atingiu 27 mm e os ventos chegaram a48km/h. Segundo ele, o esperado para o mês, historicamente é de 164,0mm. Outros dão como media histórica, conforme Natálio, 207,0mm. Além de Três Lagoas, ontem choveu também em vários outros municípios do Estado.