A Secretaria Municipal de Saúde intensificou o trabalho de combate ao mosquito da dengue em Três Lagoas. O início do mês de setembro foi marcado por muita chuva e isso fez com que o setor entrasse em alerta, porque o mosquito Aedes aegypti – transmissor da doença – se prolifera com o acúmulo de água parada.
No Estado, Três Lagoas ocupa o 26° lugar entre os munícipios que apresentam casos de dengue. De janeiro até setembro, foram notificados 2018 casos suspeitos da doença, sendo em abril a maior quantidade (594). Em setembro, apenas dois.
O responsável pelo setor de Educação e Saúde da Secretaria, Fernando Garcia, explica que embora o combate ao mosquito seja feito durante todo o ano, com a chegada das chuvas a ação foi intensificada. “O trabalho de casa em casa e em terrenos vazios, com a retirada de criadouros, foi intensificado como prevenção”, disse por meio da assessoria de imprensa.
Garcia chamou atenção para a importância da fiscalização residencial feita por agentes, que muitas vezes são impedidos de entrar nas casas. “É importante que as pessoas facilitem a entrada dos nossos agentes, que são pessoas treinadas para a inspeção”, afirmou.
Além disso, destacou que é importante não deixar lixo doméstico acumulado e manter limpos ruas e terrenos baldios.