Veículos de Comunicação

Casos

Cidade contabiliza cinco casos confirmados de zika vírus e um de chikungunya

Em todo o Mato Grosso do Sul, foram confirmados 152 casos do zika vírus e seis de chikungunya

Dengue,  zika vírus e  chikungunya são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti - Divulgação
Dengue, zika vírus e chikungunya são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti - Divulgação

Três Lagoas já contabiliza cinco casos confirmados do zika vírus neste ano. Dois deles em gestantes. Ainda existem cinco grávidas sendo monitoradas com suspeitas de terem contraído o vírus.

O município registrou também um caso confirmado de chikungunya. Ambas as doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, responsável pela dengue também, que já contabiliza 1.704 casos notificados na cidade. Os dados constam no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde divulgado nesta quarta-feira (20).

Em todo o Mato Grosso do Sul foram registrados neste ano 1.382 casos notificados do zika vírus. Desses, 152 confirmados , e 315 descartados. Os demais aguardam resultado de exames.

Campo Grande é a cidade com maior número de casos confirmados de zika, 152 até agora. Seguida por Paranaíba com 10 casos confirmados, e 17 gestantes sendo monitoradas.
A febre do vírus zika é transmitida, principalmente, pelos mosquitos aedes aegypti. A circulação do vírus no Brasil foi confirmada laboratorialmente em abril de 2015, em amostras de pacientes do município de Camaçari, Bahia.

Considerando que a febre do vírus zika é uma doença emergente no Brasil com ocorrência de óbitos pelo agravo, aumento dos casos de microcefalia e de manifestações neurológicas, sendo estas possivelmente associadas à ocorrência da doença, a Secretaria Estadual de Saúde tem preconizado às secretarias municipais a notificação compulsória de todos os casos suspeitos.

Chikungunya
Em relação a chikungunya, Mato Grosso do Sul já registrou neste ano, 290 casos notificados da doença. Desses, seis confirmados, sendo um deles de paciente de Três Lagoas.

 Do total de casos notificados, 131 fora descartados e 225 aguardam resultado de exames. Os sintomas da doenças são: febre de início súbito maior que 38,5°C e dor intensa nas articulações de início aguda, acompanhada ou não de edemas (inchaço).