Autoridades, estudantes e sociedade civil participaram da 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, na manhã de ontem, segunda-feira, no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus I, de Três Lagoas.
Três Lagoas
Cidade realiza conferência municipal
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Milton Gomes Silveira, o evento tem por objetivo discutir e apresentar propostas de implantação de política de tratamento de resíduos sólidos e como poderá ser aplicada no município. “Um dos importantes propósitos da administração municipal é implantar política pública de coleta e tratamento de resíduos sólidos, além da coleta seletiva de lixo”, ressaltou o secretário.
Na avaliação da prefeita Márcia Moura (PMDB), a conferência é um ótimo fórum de discussão para ampliar a consciência da população para a preservação do meio ambiente, objetivando o consumo sustentável, além de ampliar opções de geração de emprego e renda, que virão com a coleta seletiva de lixo e criação de cooperativas.
EIXOS TEMÁTICOS
A 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente tem como eixos temáticos: a produção e consumo sustentáveis, redução de impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental.
De acordo com o regulamento da conferência, baseado nas discussões em torno desses eixos temáticos, os participantes podem propor diretrizes para a formulação de políticas públicas no âmbito municipal, estadual e nacional, visando mobilizar, educar e ampliar a participação popular nos rumos para o desenvolvimento sustentável.
As propostas serão levadas à Conferência Estadual de Meio Ambiente, agendada para os dias 26 e 27 de agosto, em Campo Grande, que é preparatória para a Conferência Nacional de Meio Ambiente Nacional que será em outubro, em Brasília.
Três Lagoas deve eleger nove delegados para a Conferência Estadual, sendo três representantes da sociedade civil e movimentos organizados, três representantes de entidades empresariais e três que representem as entidades governamentais.