Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Cidade terá secretaria específica para o trânsito

Prefeitura vai implantar, a partir de 2014, secretaria voltada para o trânsito

Aumento expressivo da frota de veículos foi um dos fatores para a criação da pasta -
Aumento expressivo da frota de veículos foi um dos fatores para a criação da pasta -

A partir de janeiro do ano que vem Três Lagoas passará a contar com a Secretaria Municipal de Trânsito. Isso é o que prevê o projeto de lei de número 116, que altera a estrutura administrativa da Prefeitura, e que foi encaminhado pelo Executivo ao Legislativo Municipal nessa semana, e está sob a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final.

De acordo com o secretário de Governo, Walmir Arantes, Três Lagoas, conta com mais de 70 mil veículos circulando no município, por esse motivo, a prefeita Márcia Moura entendeu que o trânsito necessita de uma atenção e logística de transporte especial. “Esse é o entendimento da prefeita, de que Três Lagoas cresceu e recebeu um número considerável de veículos, inclusive, de caminhões, por isso necessita de um atendimento especial nessa área”, justificou Arantes.
 
Atualmente, Três Lagoas conta com o Departamento Municipal de Trânsito, que é ligado a Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação. O órgão é comandado pelo assessor Especial Flávio Thomé, e pela diretora Creuza Ramos. A assessoria e o departamento, de acordo com Arantes, vão integrar a Secretaria Municipal de Trânsito. Quanto ao secretário que vai comandar a nova pasta a ser criada, disse que ainda não está definido e será decidido pela prefeita.
 
Em recente entrevista ao Jornal do Povo, a presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Cetran – MS), Regina Maria Duarte, havia declarado que o município já comportava uma secretaria e de mais investimentos nessa área. Segundo ela, o trânsito de Três Lagoas necessita de uma discussão mais ampla, e não apenas uma simples campanha ou palestra. 
 
Regina havia comentado que, para 2014, o trânsito tinha que ser prioridade, porque os índices de acidentes fatais, graves e gravíssimos, ocorridos em Três Lagoas são muitos altos, o que acarreta em grandes prejuízos para o Estado. Na opinião da presidente do Cetran, Três Lagoas cresceu, mas, infelizmente, a população ainda não se deu conta disso, haja vista as barbáries que são cometidas no trânsito da cidade. Ela comentou que cidades menores do que a de Três Lagoas, e que possuem arrecadação bem inferior ao do município, dispõe de uma secretaria voltada para o trânsito.
 
FROTA
Atualmente, Três Lagoas, com 109.633 habitantes, conta com 65.421 veículos cadastrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS).  O índice não leva em consideração a frota flutuante, que segundo o Departamento Municipal de Trânsito (Deptran), pode chegar a 15 mil veículos.
 
Em razão do aumento considerável no número de veículos circulando diariamente nas ruas cidade, em Três Lagoas já é possível se deparar com congestionamento nos horários de picos em algumas vias da cidade. A situação se agrava ainda mais nas ruas e avenidas que cruzam com a linha férrea durante as manobras do trem.