Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Cidades da região querem ter Circuíto Cultural

O encontro teve como objetivo integrar os municípios ressaltando a cultura regional

Reunião discutiu maneiras de integrar cultura dos Estados de MS e SP -
Reunião discutiu maneiras de integrar cultura dos Estados de MS e SP -

Durante todo o dia de ontem (22), representantes do Bolsão Sul Mato Grossense e cidades da Alta Noroeste Paulista se reuniram no Centro Cultural professora Irene Marques Alexandria para participar do 1º Seminário Interestadual de Dirigentes de Cultura do Bolsão Sul Mato Grossense e Alta Noroeste Paulista.

O encontro teve como objetivo integrar os municípios ressaltando a cultura regional, considerada semelhante, em toda a região. Para a prefeita Márcia Moura, o encontro é uma oportunidade de promoção. “Não estagnamos, mas não estamos crescendo como deveríamos. Precisamos aumentar o número de multiplicadores da Cultura em toda a região, pois compartilhamos de fatos em comum, saber aproveitar as nossas riquezas, valorizar as situações e somar as parcerias. Nossa força é maior quando nos unimos”, destacou.

A diretora de Cultura, Vickie Viture Garcia de Souza, ressaltou que não existem fronteiras relacionadas às questões culturais “Nosso objetivo é aliar e trabalhar para incentivar o desenvolvimento em beneficio de toda região. Temos um consenso cultural forte e que deve crescer. Queremos fazer intercâmbios e promover a região, além de valorizar nosso trabalho nacionalmente”.

O Departamento de Cultura procura novas parcerias, tanto do Governo do Estado, como do Estado de São Paulo e Governo Federal. “Queremos conquistar novas verbas para realizarmos os projetos culturais que nossa comunidade tanto necessita”, disse. O representante da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Márcio Veiga, enfatizou a validade da ideia. “É uma iniciativa boa. Organizar políticas coletivamente facilita o acesso a investimentos, pois sozinhos não somos nada”.

Entre os temas discutidos estavam o Circuito Nacional de Cultura; Consórcio Intermunicipal de Cultura, entre outros projetos do Ministério da Cultura (MINC) para as regiões. O projeto viabilizará apresentações de artistas e espetáculos nas cidades participantes do seminário, proporcionando trocas de experiências e apreciação de culturas distintas.
De acordo com o secretário da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Célio Turino, está é a última participação a frente do cargo. “Meu último compromisso foi aqui. Vim de Brasília para participar desse seminário. O nosso papel enquanto servidor público é o de se questionar e recuperar o sentido do nosso trabalho; servir o povo acreditando na melhoria do Brasil, pois a bacia cultural é única e as partes se aproximam para dar saltos no desenvolvimento através da troca de experiências. Respeito às diferenças para o desenvolvimento de políticas culturais”.

Mais informações em nossa edição impressa