Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Cinco mil trabalhadores participaram do Ato pelo Trabalho Seguro

Ato pelo Trabalho Seguro foi promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho

-
-
Cerca de cinco mil trabalhadores do Consórcio UFN 3, participaram do Ato Público pelo Trabalho Seguro realizado, ontem, no Arenamix, em Três Lagoas. O Ato pelo Trabalho Seguro foi promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho em parceria com a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems).
 
Na ocasião, a prefeita Márcia Moura (PMDB) assinou decreto, que obriga todas as empresas que forem contratadas pela administração municipal oferecerem curso de capacitação técnica aos trabalhadores, visando prevenir e evitar acidentes de trabalho.
 
O Ato contou também com a presença do ministro do TST, Márcio Eurico Vitral Amaro, do presidente do TRT/MS, desembargador Francisco das Chagas Lima Filho, do presidente da Fiems, Sérgio Longen, o senador Delcídio do Amaral, deputados estaduais Eduardo Rocha e Paulo Correia, odiretor-administrativo do Consórcio UFN 3,  Luiz Carlos Neuenschanber.
 
O evento teve por objetivo conscientizar e prevenir os trabalhadores sobre os riscos dos acidentes e das doenças do trabalho, orientando quanto às medidas de segurança. O presidente do TRT/MS agradeceu ao Consórcio UFN 3 por ter atendido  ao chamado e ter permitido que os trabalhadores participassem do evento. “O número de acidentes de trabalho é considerado alto em Mato Grosso do Sul, por isso, temos que conscientizar os trabalhadores e empregadores sobre a importância da utilização de equipamentos de segurança, evitando-se acidentes e doenças no ambiente de trabalho”, destacou.
 
O projeto, elaborado pelo Tribunal Superior do Trabalho, começou no ano passado esegundo o presidente do TRT-MS, se fez necessário sua realização em Três Lagoas por conta da quantidade de trabalhadores que estão em Três Lagoas. Somente no canteiro de obras da fábrica de fertilizantes da Petrobras mais de seis mil operários trabalham diariamente no local. 
 
O ministro do TST, Márcio Eurico Vitral Amaro, informou que muitos processos relacionados a acidentes de trabalho chegam até o Tribunal Superior do Trabalho em grau de recurso, por isso, destaca como positivo a iniciativa desse evento que visa reduzir esse número de acidentes. “Quem perde não é só o trabalhador que se acidenta, mas toda a sociedade, a família e a empresa. Essas ações de conscientização dos trabalhadores são importantes para que a adoção e observância de normas de segurança no trabalho contribuam para a redução da quantidade de acidentes", salientou.
 
O senador Delcídio do Amaral enalteceu a iniciativa das entidades. “É uma iniciativa importante em se tratando de um tema fundamental que é a medicina e segurança no trabalho. Isso representa a valorização do trabalhador, principalmente, nessa obra importante da Petrobras, uma empresa preocupada com os seus funcionários”, salientou.
Opresidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou que a realização do Ato por Trabalho Seguro, demonstra a preocupação do setor industrial com a segurança dos trabalhadores no ambiente de trabalho, principalmente, para com aqueles que atuam na indústria e na  construção civil.
Durante o evento, foram realizados sorteios de bicicletas e de uma motocicleta, entre outros brindes. No final, os trabalhadores puderam se divertir ao som do grupo musical  Falamansa.