Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Ciptran comemora 15 dias sem morte no trânsito da Capital

O placar tem como objetivo contar os dias de vidas salvas no trânsito da Capital

A Companhia Independente de Policiamento de Trânsito comemora o novo recorde do “Placar da vida”. O programa registra hoje (13) o recorde de 15 dias sem acidentes fatais em Campo Grande. O último recorde foi registrado em 11 de novembro de 2011 com 11 dias. “Temos muito que comemorar, este é o resultado das rigorosas fiscalizações e de constantes campanhas educativas que contribuem para uma sociedade mais consciente e humana”, intensificou o comandante da Ciptran, coronel Alírio Villasante.

O placar tem como objetivo contar os dias de vidas salvas no trânsito da Capital. Toda vez que alguém vier a óbito no local do acidente ou em decorrência de um acidente de trânsito no período de até 30 dias de internação, o placar é zerado. Além dessa contagem o placar tem o intuito de sensibilizar os condutores. “O placar tornou transparente a situação atual do trânsito da nossa cidade. E desta forma busca envolver cada vez mais a sociedade para que possamos juntos melhorar o trânsito”, argumentou o coronel.

O programa faz parte da década de ação pela segurança no trânsito instituído pela Organização das Nações Unidas para a redução de 50% das vítimas fatais de todo o mundo até 2020. A atualização dos dados é feita pelo Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT), que foi criado por meio de uma parceria entre as entidades relacionadas ao trânsito. O programa foi criado no dia 11 de maio do ano passado. Em 2011 foram registradas na Capital 131 mortes em consequência de acidentes. Já neste ano foram registradas 12 mortes até o momento, a meta é que o número seja inferior ao ano passado.

Nas vésperas do carnaval o comandante aproveita e faz um alerta aos condutores que costumam extrapolar neste período. “Este é um período muito preocupante, pois as pessoas costumam ingerir bebida alcoólica e dirigir, mas a Ciptran irá trabalhar constantemente em fiscalizações da Lei Seca e com foco aos motociclistas, que são os que mais se envolvem em acidente. Iremos punir rigorosamente o condutor que dirigir alcoolizado”, comenta Villasanti.

O coronel ainda pede para os foliões terem cuidado e se divertirem com responsabilidade. “Esperamos que o placar da vida continue zerado, para que isso ocorra peço aos condutores tomarem cuidado, para que possamos ter um carnaval que realmente seja sinônimo de alegria e desta forma repetir a mesma façanha do ano passado”, diz o comandante, se referindo ao índice zero de acidentes com vítimas fatais de 2011.

O blog do projeto possui mais 17 mil acessos, destes 8 mil são dos Estados Unidos, e a ideia já está querendo ser copiada por outros Estados do País. As pessoas podem acompanhar a contagem do placar da vida pelo endereço eletrônico placardavida.blogspot.com .