Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Colônia de Pescadores ganha terreno para nova sede

O projeto de doação foi aprovado por unanimidade na Câmara

Durante a 24ª Sessão Ordinária, realizada nessa segunda-feira, última sessão antes do recesso que vai até o próximo dia 5, os vereadores de Paranaíba aprovaram, por unanimidade, o requerimento de urgência, de autoria da vereadora professora Jane Paula da Silva Colombo, que autoriza a doação de um terreno da Prefeitura para a construção da sede própria da Colônia de Pescadores Profissionais e Artesanais Z-12 João Ferreira Chaves. 

A vereadora argumentou o requerimento devido a necessidade de melhoria para a classe. Ela ressaltou apoiar a Colônia de Pescadores desde o início do ano. “Eu fico bastante satisfeita em trabalhar junto com a Colônia. Desde o início do ano nós já executamos dois projetos, este é o terceiro. Um foi da criação da Lei que autorizava a Colônia de Pescadores a receber todos os seus incentivos, seja estadual, federal ou municipal; o segundo projeto foi junto ao Governo Federal, onde nós pedimos a aquisição de uma retroescavadeira; e agora junto com o Poder Executivo fizemos a doação de uma área para que eles possam construir a sua sede”, apontou.


A votação foi acompanhada pelo presidente da Colônia, José Joaquim Trindade e outros pescadores. Após aprovado o requerimento, em entrevista concedida à Rádio Cultura FM 106,3, o presidente da Colônia de Pescadores agradeceu aos pescadores por apoiarem o projeto e ao apoio dado pelo Poder Legislativo e Executivo, em especial a vereadora Jane, por apresentar o requerimento em caráter de urgência e ao prefeito Diogo Robalinho de Queiroz (Diogo Tita) pela doação do terreno. “A gente conseguiu uma emenda do deputado federal Akira Otsubo (PMDB), que já está aprovada. Só estão precisando da escritura do terreno para que eles mandem esse recurso para a Prefeitura executar essa obra”, lembrou.


O presidente contou que o terreno é no Jardim Primavera e a expectativa é agregar valor ao bairro. “Acho que muitas coisas boas virão depois que a gente fizer essa obra”.


A Colônia de Pescadores contará com parceria com o Ministério da Pesca que disponibilizará uma clínica dentária e um telecentro – sala de computadores para cursos gratuitos de computação aos usuários, com monitores – para o local. No prédio também haverá um salão para reuniões. “Por mais que o local seja pequeno o atendimento será feito de coração, para atender a todos que precisarem”.

Em entrevista anterior, Armindo Batista dos Santos, presidente da Federação de Pesca de Mato Grosso do Sul, destacou que a piscicultura tem crescido no país e vive um novo momento, pois com auxílio do Ministério da Pesca e suas extensões, busca-se estruturação para as Colônias de Pescadores e amparo aos pescadores profissionais. A emenda parlamentar totaliza cerca de R$ 3 milhões e além de Paranaíba, colônias de outros oito municípios do Estado serão atendidas.