Com cerca de 20 mil imóveis não edificados, a Prefeitura de Três Lagoas iniciou na semana passada a limpeza dos terrenos baldios sujos que oferecem risco à saúde pública. Ao todo, de acordo com o diretor do Departamento de Fiscalização de Obras, Gustavo Wenzel, 103 terrenos foram limpos nestes primeiros dias de ação.
No início do ano a prefeitura fez uma publicação genérica notificando todos os proprietários de imóveis não edificados, dando um prazo para que providenciassem a limpeza. Os que não providenciaram, segundo Gustavo, foram multados. Até agora, de acordo com o diretor, 1.080 multas foram aplicadas.
Wenzel informou que as roçadas seguem até que os terrenos em estado crítico estejam limpos, não oferecendo mais risco à saúde pública. Os proprietários terão que arcar com as despesas da limpeza, pagando pela taxa de serviço público de capinação e roçada, que é 1 UFIM´s/m², o equivalente a R$ 5,64, além do pagamento de multa.
O mutirão de limpeza, de acordo com Gustavo, tem como objetivo evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, além de coibir animais peçonhentos que causam transtornos aos moradores.
“Tem vários proprietários que providenciaram a limpeza, mas outros ainda mantém esses locais sujos. A responsabilidade para manter limpo é dos proprietários e não da prefeitura, mas quando eles não limpam, o poder público precisa agir, tomar partido”, destacou.
Ainda de acordo com o diretor de Fiscalização, em alguns casos os proprietários moram em outras cidades e não deixam uma pessoa responsável pela limpeza do imóvel.