Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Com 348 postes danificados, Três Lagoas fica “no escuro”

Prefeitura interpôs recurso contra a Elektro para que haja manutenção da rede

Ruas e avenidas da cidade estão no escuro - Arquivo JP
Ruas e avenidas da cidade estão no escuro - Arquivo JP

Ao menos 348 postes de iluminação pública espalhados por ruas e avenidas de Três Lagoas estão danificados e têm deixado moradores às escuras. As lâmpadas estão queimadas desde o ano passado, o que levou a Prefeitura de Três Lagoas a ingressar com recurso contra a concessionária de energia Elektro pela falta de manutenção na rede.
A assessoria jurídica da administração municipal informou ao Jornal do Povo que protocolou na Justiça Federal pedido para que os reparos sejam feitos emergencialmente pela empresa. O levantamento foi feito pela Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação, entre 15 de dezembro a 4 de janeiro deste ano, após diversas reclamações de moradores. 
Entre os pontos sem iluminação pública mais críticos estão o bairro Paranapungá, com 60 postes danificados; Colinos, com 40, além de trechos das avenidas Eloy Chaves, Olyntho Mancini, e ruas Paranaíba, Munir Thomé, Elmano Soares e Bruno Garcia. 
O impasse entre a prefeitura e a Elektro se dá desde janeiro de 2015, quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou uma resolução determinando que os serviços de iluminação passassem a ser de responsabilidade do município. O Executivo de Três Lagoas, no entanto, discordou da medida e conseguiu uma liminar na Justiça Federal, em julho, obrigando a companhia Elektro a reassumir a demanda local, com multa diária de R$ 10 mil pelo descumprimento. 
“Esses serviços não estão sendo realizados e verificamos um verdadeiro descaso por parte da concessionária, já que a população está pagando por algo que não está recebendo”, declarou o secretário de Infraestrutura, Antônio Rialino, secretário de Infraestrutura.
Por outro lado, a Elektro informou, por meio de nota, que está cumprindo a decisão judicial e atendendo normalmente as solicitações de manutenção na cidade. A empresa ressalta ainda que foi estabelecido um plano de priorização de atendimentos após reunião com vereadores e representantes da prefeitura, em dezembro, que resultou na ampliação das equipes de trabalho e em melhorias na área central.