A professora de educação física, Marlene Mara Alves Martins, tem 65 anos e já passou mais da metade da vida exercendo a mesma profissão: ensinando. Ela é professora há 42 anos e é a mais antiga professora que ainda exerce a profissão da rede municipal de educação em Três Lagoas. Ela já poderia pedir a aposentadoria, mas engana-se quem pensa que é o que a professora mais quer. “Eu não consigo nem me imaginar aposentada. Penso, em talvez, no segundo semestre diminuir o ritmo. Lecionar somente em um período. Mas parar completamente? Acho que não”, declara.
Além da Marlene, a rede possui 1.121 professores – entre contratados e concursados. “Jamais quis trocar de profissão. Eu não me vejo nem trabalhando com adultos em uma academia. Gosto de crianças e de sala cheia. As crianças recebem a gente; o adulto, não”, conta.
A professora destaca que em mais de quatro décadas lecionando, o maior desafio em toda a carreira foi superar a pandemia com as aulas remotas.
Em toda a rede municipal de educação são 1.121 professores e juntos eles dão conta de 16.591 alunos matriculados nos 19 centros de educação infantil e em 19 escolas.
Confira a reportagem completa: