Três Lagoas
Com 51 anos, atleta de Três Lagoas participa de Ultramaratona
O três-lagoense já participa de ultramaratonas há vários anos e diz que começou no esporte por incentivo de amigos
Para muitas pessoas, correr em uma maratona completa seria um grande desafio. Imagine então participar de uma competição, onde o atleta tem que percorrer cerca de 80 quilômetros em áreas de difícil acesso, e alguns trechos de montanhas.
Para o funcionário público José Ricardo Moreira, de 51 anos, isso não é nenhum sacrifício, ao contrário. O três-lagoense já participa de ultramaratonas há vários anos e diz que começou no esporte por incentivo de amigos. “Eu comecei nas maratonas normais e competia com alguns amigos, só que depois, achei que poderia ir mais longe, literalmente, e comecei a treinar para as ultramaratonas”, destacou José.
A última competição que José participou, foi as 50 Milhas da Chapada dos Veadeiros, ocorrida semana passada na cidade de Alto Paraiso no Estado de Goiás. Nesta ultramaratona, os competidores percorreram mais de 80 quilômetros durante dois dias de prova em locais muito íngremes, onde ao invés de correr, o competidor tinha que escalar.
No total foram 80 competidores vindos de vários lugares do país. José foi bem na competição e dentro da categoria para pessoas acima de 50 anos, ficou na segunda colocação da prova. Já na contagem geral, ele foi o 15º, posição muito boa, segundo o atleta. “Correr naquelas montanhas não foi fácil, além da dificuldade do caminho, em alguns pontos tinha praticamente que escalar, sem falar que correr com os mais jovens é bem difícil, mas acredito que fui bem”, relata o competidor.
Os números do três-lagoense de 51 anos foram comparados pelos diretores da prova com o desempenho de muitos jovens. No primeiro dia José percorreu 55 quilômetros em 7 horas e 35 minutos. Já no segundo dia foram 25 quilômetros em 4 horas e 14 minutos.
O atleta vai descansar neste final de ano, mas logo em janeiro já deve retomar aos treinos para as competições de 2014. De acordo com José, o objetivo é chegar ainda mais longe. “Eu amo correr, quero me preparar ainda mais para no ano que vem trazer ainda mais títulos para nossa cidade” finalizou.