Veículos de Comunicação

Alerta

Com alta de casos, uso de máscara volta a ser recomendado

Aumento do número de casos positivos do novo Coronavírus acende o sinal de alerta para a retomada de cuidados e restrições

Acessório > Volta a ser recomendado para evitar aumento de casos de Covid - Divulgação
Acessório > Volta a ser recomendado para evitar aumento de casos de Covid - Divulgação

O aumento do número de casos de Covid-19 acende o sinal de alerta para a retomada de cuidados e restrições. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou nesta semana que os casos de novas infecções pela Covid-19 dispararam no país. Mato Grosso do Sul também registra aumento de casos. Nas últimas duas semanas foram quase 500 casos confirmados. 

Em Três Lagoas, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Adriana Spazzapan, em média, dois casos são registrados por dia. No entanto, segundo ela, o número deve ser maior, já que as pessoas com sintomas da doença não estão procurando as unidades de saúde para fazer os exames.

Nesta semana o Instituto Butantan identificou pela primeira vez no Brasil, em São Paulo, uma nova sub  linhagem da variante ômicron da Covid, que tem afetado os Estados Unidos, a Europa, a Austrália e a Índia. E pelo fato de Três Lagoas estar na divisa com o Estado de São Paulo, acende o alerta, segundo a coordenadora.

Diante do aumento de casos no Brasil, muitas cidades estão recomendando novamente o uso da máscara. Em Três Lagoas, a Secretaria de Saúde também faz essa recomendação. Nesta semana a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu pelo retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aviões.

Ainda de acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, com a chegada das festividades de final de ano, aumenta-se a preocupação para o aumento de casos. “Por isso é importante que as pessoas usem a máscara quando estiverem gripadas para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas. É importante também que as pessoas quando estiverem com os sintomas procurem as unidades de saúde que continuam realizando os exames”, informou a coordenadora.

O mesmo alerta foi feito também pela presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de MS, a secretária de Saúde de Santa Rita do Pardo, Maria Angélica Benetasso. “Há duas semanas os casos estão aumentando muito. Essa situação nos preocupa, principalmente agora com a chegada das férias escolares e das festividades de final de ano. A gente precisa redobrar os cuidados”, alertou.

Em Três Lagoas, o uso de máscara em todos os ambientes deixou de ser obrigatório em março deste ano, quando houve queda considerável nos casos de Covid. Até então, desde julho de 2020 o acessório de proteção era obrigatório em alguns locais.