A empresa de celulose Suzano abriu nesta quarta-feira (8) inscrições para três cursos de formação profissional voltados para o setor industrial em Ribas do Rio Pardo . Com bolsas de estudo de R$ 1,5 mil, serão ofertadas 220 vagas para os cursos técnico em eletromecânica, técnico em química e técnico em automação, que serão realizados em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
As inscrições vão até 19 de setembro e, preferencialmente, devem ser feitas pela internet, por meio da página https://bit.ly/cursos-proj-cerrado.
Para pessoas com dificuldade de acesso à internet, as inscrições podem ser feitas de forma presencial, nos escritórios da empresa em Ribas do Rio Pardo, na avenida Aureliano Moura Brandão, número 947, sala 2, ao lado do Posto Ipiranga e, em Água Clara, na avenida Benevenuto Ottoni, 495, Jardim São Judas Tadeu. Os escritórios estão abertos de segunda a sexta, das 8h às 17h, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.
Para se inscrever e participar do processo seletivo, as pessoas interessadas precisam atender aos seguintes pré-requisitos mínimos: ter 18 anos completos até junho de 2022; ter concluído o ensino médio até dezembro de 2021 e, disponibilidade de horário para participar do curso em tempo integral (horário comercial).
Os cursos devem iniciar em novembro deste ano, em Ribas do Rio Pardo, e terão duração média de 12 meses. As aulas serão realizadas de segunda a sexta, com 8 horas diárias de qualificação, entre aulas práticas e teóricas.
Além da bolsa de estudo mensal, durante o período de formação, os selecionados terão direito a almoço, certificação do Senai após a conclusão do curso e, para pessoas de outras cidades que tenham interesse em se inscrever e venham a ser selecionadas, a empresa também vai oferecer estadia em alojamento.
A expectativa é que pelo menos 50% das pessoas que concluírem a formação sejam contratadas para trabalharem nas operações industriais da nova fábrica de celulose da Suzano, em fase de construção no município. “Por meio da qualificação da mão de obra local, estamos fomentando a geração de emprego e renda, uma vez que mesmo aqueles não contratados pela Suzano estarão capacitados para atuar em outras empresas do mercado. Esta é uma das principais contribuições da construção da nova fábrica de celulose da Suzano para a região”, destacou Leonardo Mendonça Pimenta, gerente executivo responsável pela operação industrial da nova fábrica que está em construção no município.