Os índices de furto e roubo tiveram um recuo médio de 37,9% de julho a setembro deste ano, comparado com o trimestre anterior. Os dados são da Polícia Militar de Três Lagoas e correspondem ao período em que entrou em funcionamento o sistema de monitoramento por câmeras da cidade.
Conforme as estatísticas da PM, a maior redução foi registrada nos casos de roubo na área central. Entre abril e junho deste ano, haviam sido registrados 29 crimes nessa modalidade no Centro. Já no trimestre seguinte, de 1º de julho a 30 de setembro, o volume de assaltos caiu para 10 na região onde encontra-se o comércio local.
Os dados mostraram também que, de forma geral, os índices de roubo reduziram 33,8% na cidade, caindo de 130 no primeiro trimestre (média de 43,3 assaltos por mês) para 86 no terceiro trimestre (média de 28,6 crimes/mês). Os casos de furto também recuaram, porém, em menor volume. No segundo trimestre do ano, a PM havia registrado 784 crimes dessa modalidade em toda a cidade, o que equivale a uma média de 261,3 furtos ao mês. Já no terceiro trimestre, foram registrados 702 casos (234 furtos/mês), o que corresponde a uma redução de 10%.
De acordo com o comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Wilson Sérgio Monari, não há como determinar somente uma causa para essa redução nos índices de criminalidade. Mas destaca a importância da implantação do sistema de monitoramento como um dos principais fatores. “Não há como ser taxativo e apontar somente uma causa, até mesmo porque neste mesmo período tivemos a formação de uma nova turma de policiais militares, mas é incontestável a participação das câmeras de segurança. Até mesmo porque a maior redução foi na área central, onde conta com maior número de câmeras em funcionamento”, completou.
O sistema de vídeomonitoramento foi inaugurado na primeira quinzena de julho. As câmeras e a construção de uma central de monitoramento foi resultado de uma parceria com a Petrobras.
&saibaOs dados também haviam mostrado uma redução de 50% nos casos de homicídio de um trimestre para outro. No segundo trimestre, apontou a estatística da PM, quatro pessoas haviam sido assassinadas em Três Lagoas. Já no terceiro trimestre, esse índice havia caído para dois. No entanto, esse índice provavelmente voltará a subir no quarto trimestre. Somente no mês de outubro, três pessoas foram assassinadas.
Desde que entrou em funcionamento, as câmeras de segurança auxiliaram na prisão de 12 pessoas. Entre elas, estão suspeitos de homicídio e tentativa de homicídio, registrados recentemente na cidade.